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Estado de Minas

EM terá série de pesquisas exclusivas nas eleições

Levantamentos exclusivos para o jornal das intenções de votos dos eleitores de Minas para governador, senador e presidente vão garantir independência e imparcialidade na cobertura


postado em 15/06/2014 07:00 / atualizado em 15/06/2014 08:40

Baptista Chagas de Almeida e Isabella Souto

O Estado de Minas inicia, ainda este mês, a publicação de uma série de pesquisas eleitorais no estado para os cargos de governador e senador e que medirão também as intenções de votos da população mineira nos candidatos a presidente da República, mantendo o compromisso de deixar o leitor bem informado sobre o que ocorre nas eleições no estado, com isenção e responsabilidade.

Este novo projeto, realizado em conjunto pelo jornal, EMData e o instituto MDA Pesquisa, vem fortalecer a parceria iniciada em 2012, ocasião em que foram divulgadas 32 pesquisas nas principais cidades mineiras. Para este ano está prevista a realização de levantamentos estaduais, com divulgação em junho, julho, agosto, setembro e outubro.

A importância da parceria é possibilitar ao eleitor mineiro acesso a informação precisa, de qualidade e de forma periódica, auxiliando no acompanhamento das eleições de 2014. Para as pesquisas, serão realizadas 2.002 entrevistas, distribuídas em 80 municípios de Minas Gerais, de acordo com o eleitorado, região de planejamento e porte do município. A margem de erro será de 2,2 pontos percentuais.

O diretor de Redação do Estado de Minas, Josemar Gimenez de Resende, destaca que o principal objetivo de contratar pesquisas próprias e exclusivas, de instituto que não trabalhará para candidatos nesta eleição, “é garantir a independência editorial e manter a credibilidade”. Pesquisas de empresas que trabalham com candidatos não serão publicadas na íntegra. “Este compromisso independente mostra o nosso compromisso com o leitor”, destaca Josemar Gimenez.

 “Para o instituto MDA Pesquisa, é de grande relevância estar junto ao maior jornal de Minas Gerais, conferindo ainda mais credibilidade à empresa, que se destaca pela utilização intensa de tecnologia no planejamento e coleta das entrevistas em seus diversos projetos realizados pelo Brasil”, exalta Marcelo Souza, diretor do instituto MDA Pesquisa. Ele é estatístico formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O MDA está no mercado há 26 anos, tem como foco as pesquisas eleitorais e de mercado. Já atuou para governos estaduais e órgãos do governo federal, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ministério de Minas e Energia e Correios.

 

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