(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Medida de segurança impede divulgação de data de transferência de Marcos Valério

O advogado Marcelo Leonrado lembrou que, a exemplo de outras transferências, da Penitenciária da Papuda, em Brasília, para Minas, de condenados no mensalão, a data da mudança não será divulgada com antecedência


postado em 22/05/2014 12:02 / atualizado em 22/05/2014 12:28

Joaquim Barbosa autorizou a transferência de Marcos Valério para Minas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Joaquim Barbosa autorizou a transferência de Marcos Valério para Minas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A data de transferência do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, não será divulgada com antecedência. "Será nos próximo dias", resumiu o advogado do empresário, Marcelo Leornardo. Na manhã desta quinta-feira, Leonardo justificou que por uma questão de segurança, como é de praxe em transferências de presos, o dia e a hora são mantidos sob sigilo. "Nem eu sei", disse. Nessa quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, concedeu o benefício previsto em lei.

Leonardo também contou que Valério aguarda a execução da decisão com ansiedade, já que ele próprio pediu ao STF para cumprir a pena próximo à localidade onde vive a família dele. “Pena que, lamentavelmente, demorou cinco meses”, comentou Leornardo sobre o tempo entre o pedido da defesa e a decisão de Barbosa.

Valério foi condenado no processo do mensalão a 37 anos, 5 meses e 6 dias de prisão pelos crimes de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas. De acordo com a legislação, quando a condenação for maior que  oito anos de prisão, o réu deve cumprir a pena em regime fechado.

Extorsão

Leonardo também comentou sobre a denúncia de um suposto esquema de presos da Penitenciária Nelson Hungria para extorquir Valério. “Não passou de um boato que ninguém confirmou”, disse o advogado, se referindo a um processo administrativo, mandado instaurar em fevereiro deste ano pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Contagem, Wagner de Oliveira Cavalieri, para investigar a veracidade da informação.

Valério está preso no Complexo Penintenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde 15 de novembro do ano passado. O empresário já foi vítima de extorsão e agressões quando esteve preso, entre outubro de 2008 e janeiro de 2009, no presídio de Tremembé, a 180 quilômetros de São Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)