(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mesários voluntários são maioria em Minas


postado em 18/05/2014 06:00 / atualizado em 18/05/2014 08:49

Setenta e cinco por cento dos 190 mil mesários que vão atuar nesta eleição em Minas são voluntários, segundo estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma experiência que teve início em 2004 e, agora, será expandida para outras áreas da Justiça Eleitoral de Minas. Há pouco mais de um mês, resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) autorizou também que cidadãos se ofereçam para reforçar o quadro de pessoal dos cartórios eleitorais. O uso desta mão de obra não chega a ser uma experiência pioneira no país, já empregada pelos TRE’s de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Apesar do sucesso da iniciativa, a resolução estabelece que está vedada a inscrição de pessoas com filiação partidária ou parentesco em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, com candidato ou ocupante de cargo eletivo, na circunscrição dos cartórios eleitorais. Também está vedado aos voluntários o trabalho de alistamento eleitoral, transferência, revisão e emissão de segunda via do título eleitoral, além da atualização da situação do eleitor e de operações no sistema de filiação partidária.

Serviço Os colaboradores vão ser escolhidos pelos juizes responsáveis pelos cartórios, que além de analisar documentação exigida, podem recorrer a uma entrevista pessoal. Para se candidatar, o cidadão tem que ter mais de 18 anos, ensino médio completo e não podem ser bacharéis em direito que atuem na área da Justiça eleitoral. O horário de trabalho dos inscritos vai acompanhar o funcionamento do cartório, desde que não ultrapasse 30 horas semanais. O trabalho será formalizado por meio de um termo de adesão ao serviço voluntário (TAVS), que estabelecerá o prazo de duração do serviço, que poderá também ser renovado.

O diretor-geral Denardi Júnior explicou que a decisão de convocar voluntários teve como “motivo central estimular a prática de voluntariado no desempenho das atividades cívicas, de modo a viabilizar o engajamento social na realização do pleno exercício da cidadania.” Apesar das inscrições já estarem abertas há mais de um mês, o TRE-MG disse que ainda não um balanço do número de inscrições para o trabalho nos cartórios eleitorais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)