(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Termina hoje prazo para eleitores regularizarem situação na Justiça Eleitoral

Hoje é o último dia para o eleitor regularizar o título nos cartórios


postado em 07/05/2014 06:00 / atualizado em 07/05/2014 07:20

Fila ontem na Central de Atendimento ao Eleitor, na Avenida do Contorno, dobrava a esquina. Movimento deve ser intenso hoje(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS )
Fila ontem na Central de Atendimento ao Eleitor, na Avenida do Contorno, dobrava a esquina. Movimento deve ser intenso hoje (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS )

Termina hoje o prazo para os eleitores regularizarem a situação na Justiça Eleitoral. Ontem, muitos correram aos cartórios eleitorais de plantão para resolver pendências. Na Central de Atendimento ao Eleitor, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a fila virou o quarteirão da Avenida do Contorno. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desde o feriado do Dia do Trabalho, mais de 15 mil pessoas estiveram nos cartórios eleitorais de BH. A expectativa é de que muitos eleitores aproveitem o dia de hoje para regularizarem o título e ficarem aptos a votar em 5 de outubro.

O calendário das eleições deste ano determina o dia 7 de maio como limite para quem deseja fazer transferência do título de eleitor e para que portadores de necessidades especiais peçam mudança para uma seção especial. O alistamento eleitoral também deve ser feito até hoje. Segundo o TRE-MG, o procedimento é rápido, e o documento é entregue na hora. Podem solicitar o título jovens que completem 16 anos até o dia do pleito, 5 de outubro. Aqueles que tenham 18 anos ou vão completar até a data do primeiro turno também devem se cadastrar. Analfabetos podem pedir o título, mas se não o fizerem não estão sujeitos a multas.

Para se alistar, é preciso levar ao cartório eleitoral documento de identidade original com foto, comprovante de endereço e, para homens maiores de 18 anos, comprovante de quitação com o serviço militar. Somente na capital, quase dois milhões de eleitores estão cadastrados. A legislação eleitoral prevê que brasileiros alfabetizados, com idade entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar. Quem não comparecer ao pleito deve se justificar à Justiça. Caso contrário, além de pagar multa, não poderá se inscrever em concurso público, obter passaporte e CPF ou renovar matrícula em instituição pública de ensino.

Dúvidas podem ser tiradas pelo Disque-Eleitor (148). Em Belo Horizonte, a Central de Atendimento ao Eleitor, no Bairro de Lourdes, e os cartórios do Barreiro e de Venda Nova funcionam de 8h às 17h. No interior, o atendimento é de 12h às 18h.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)