(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pela segunda vez, liminar do TSE devolve cargo a prefeito cassado de Nova Lima

Cássio Magnani Júnior (PMDB) - conhecido como Cassinho -, e sua vice, Maria de Fátima Monteiro de Aguiar (PT), ficam na administração da cidade até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o recurso dos réus


postado em 29/04/2014 18:42 / atualizado em 29/04/2014 18:49

A administração de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve mais uma reviravolta nesta terça-feira. Pela segunda vez, uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolve o cargo de prefeito da cidade a Cássio Magnani Júnior (PMDB) - conhecido como Cassinho -, e sua vice, Maria de Fátima Monteiro de Aguiar (PT). Após ser cassado no ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ter a decisão confirmada neste mês, Cassinho foi novamente conduzido a função por uma liminar do ministro João Otávio Noronha, do TSE. O peemedebista e a vice foram condenados por abuso de poder. Os dois também foram declarados inelegíveis por oito anos em sentença de setembro de 2013.

Com a nova decisão, o ministro do TSE estendeu os efeitos suspensivos da liminar concedida por ele em 1° de abril para que Cassinho permanecesse no cargo. A medida vale até que o recurso especial interposto pela defesa do prefeito reconduzido seja analisado pela Corte do Tribunal Superior Eleitoral.

Magnani foi reconduzido ao Executivo de Nova Lima no dia 08 deste mês, após a primeira liminar do TSE. Ele a vice ficaram poucos dias à frente da prefeitura, quando foram novamente retirados do cargo com a confirmação da sentença pelo TRE. Na decisão anterior, a Justiça Eleitoral de segunda instância determinava que o segundo colocado nas eleições de 2012, Vítor Penido (DEM), deveria assumir o cargo, mas, devido os recursos apresentados, quem estava no comando da cidade era o presidente da Câmara Municipal, Nélio Aurélio (PMDB). Aurélio acabou reassumindo o comando da cidade pela segunda vez, e, hoje, mais uma vez, foi substituído por Cassinho que não perdeu tempo e já reassumiu a cidade durante a tarde desta terça-feira.

A ação contra Cássio e Maria de Fátima foi movida pelos segundos colocados nas eleições de 2012, Vitor Penido de Barros (DEM) e Luciano Vitor Gomes (PSL), e pelo Partido Democratas (DEM). Ele foram acusados de abuso de poder político em três ocasiões: ao permitirem a cessão de uso de terrenos públicos a particulares, pela permissão de cessão de uso de terreno público à Igreja Quadrangular e pela promessa de tablets a estudantes, práticas “ocorridas ostensivamente no ano eleitoral”, de acordo com a sentença do ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)