(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado discute indicação de Gim Argello para o TCU


postado em 08/04/2014 17:49

Brasília, 08 - O plenário do Senado começa, na tarde desta terça-feira, 8, a discutir a indicação do senador Gim Argello (PTB-DF) para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Alvo de queixas dos servidores do TCU e de alguns parlamentares, a indicação do petebista foi feita pelos líderes partidários para ocupar a cadeira aberta com a aposentadoria do ministro Valmir Campelo, publicada nesta segunda, 7, no Diário Oficial.

Gim é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). A crítica é que uma dos pré-requisitos para uma pessoa ocupar uma cadeira no TCU é ter a reputação ilibada.

Numa manobra patrocinada com o apoio do governo Dilma Rousseff, os governistas querem aprovar no momento um requerimento de urgência para que a indicação seja votada apenas no plenário, dispensando a ida do pedido para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Contudo, senadores de vários partidos de oposição e independentes questionam a rapidez da análise da indicação, que ainda terá de passar pela votação da Câmara dos Deputados. O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), disse que a cautela recomendaria que a indicação de Gim passasse pela CAE para não ocorrer o chamado "efeito Luiz Otávio". Em 2006, o então senador Luiz Otávio (PMDB-PA) teve seu nome rejeitado pelos deputados, após apreciação pelo Senado.

Na época, entre outras acusações, Luiz Otávio foi envolvido numa denúncia de desvio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em favor de uma empresa para construir balsas. Ele era diretor da empresa.

Aliado de Gim, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), colocou o requerimento de urgência em votação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)