(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Regulamentação de protestos chega ao Congresso essa semana, diz Cardozo

Lei exigirá que manifestantes se identifiquem e informem sobre os protestos


postado em 24/02/2014 15:49 / atualizado em 24/02/2014 16:04

O projeto de lei do Executivo voltado para disciplinar as manifestações populares deve chegar ao Congresso Nacional ainda esta semana, de acordo com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Neste momento nós estamos trabalhando em conjunto com a Casa Civil para a formatação, que será encaminhada à presidenta da república assim que ela chegue de viagem. A nossa intenção é que ainda essa semana a presidenta o examine e o encaminhe ao Congresso Nacional em regime de urgência”, disse ele em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira.

Segundo o ministro, o objetivo é corrigir brechas na legislação brasileira sobre o tema. Ele adiantou que a proposta prevê aumento de penas para certos delitos e a tipificação de novos crimes. Ainda segundo o ministro, o projeto vedará o anonimato nas manifestações, exigindo dos participantes que se identifiquem. As manifestações também terão de ser informadas com antecedência às autoridades. “A Constituição já veda o anonimato, e diz que é garantido o direito de reunião, conquanto que se avise com antecedência. Queremos dar efetividade à Constituição”, explicou o ministro.

"Tropa do braço"


Cardozo também considerou uma “inovação” a presença da chamada “tropa do braço” nas manifestações do último sábado em São Paulo. O grupo é formado por policiais militares com treinamento em artes marciais, e que não portariam armas de fogo. “Houve uma inovação em relação à tática e o comportamento da polícia de São Paulo, e evidentemente que essa tática será por todos nós avaliada (...)”, disse o ministro. Ele não emitiu juízo de valor sobre a novidade, e também preferiu não comentar a acusação de violência policial nas manifestações de sábado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)