(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anastasia quer dar nome de Elias Kalil a novo viaduto próximo à Cidade do Galo

Obra integra intervenções que o Governo de Minas tem feito na MG-424 para dar nova opção de acesso ao Aeroporto Internacional


postado em 14/02/2014 14:17 / atualizado em 14/02/2014 19:32

(foto: Arquivo/EM DA Press)
(foto: Arquivo/EM DA Press)
O governador Antonio Anastasia assinou, nesta sexta-feira, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, mensagem encaminhando à Assembleia Legislativa de Minas Gerais projeto de lei que dá nome ao novo viaduto construído na MG-424, próximo à Cidade do Galo. A obra, que está pronta, faz parte da restauração daquela rodovia e da LMG-800, que oferecerá nova opção viária de acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O viaduto ampliará a segurança no trecho e facilitará o acesso, não só ao centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro, mas também aos bairros Santa Cruz, Jardim da Glória, Vila Esportiva, Santa Clara, dentre outros, em Vespasiano.

O nome sugerido pelo governador Anastasia no projeto de lei é uma homenagem a um dos grandes nomes do Galo. O presidente Elias Kalil, pai do atual dirigente alvinegro, Alexandre Kalil, é, até hoje, tido pela torcida como um dos maiores presidentes da história do clube. Foi diretor do Atlético de 1965 a 1967 e presidente de 1980 a 1985, responsável pela compra do terreno, terraplenagem e construção dos campos da Cidade do Galo.

Elias Kalil nasceu em Belo Horizonte em 30 de janeiro de 1930, filho de imigrantes sírios Moisés Kalil e Amélia Salum Kalil. Fundador das empresas Erkal e Fergikal Engenharia Ltda, no ramo da construção pesada, morreu em 1993, aos 63 anos. Era o segundo de cinco irmãos Helena, Leila, Roberto e Léa. Elias foi casado com Leila Hissa Kalil, sendo pai de Alexandre e Gisele Kalil.

Homenagem justa

Antonio Anastasia afirmou que a homenagem é importante, já que “nós, os brasileiros, temos, lamentavelmente, o pouco hábito de estudar e de saudar o nosso passado, as pessoas que nos antecederam e que foram responsáveis por aquilo que está aqui hoje”.  Anastasia lembrou que, desde o governo Aécio, a orientação seguida por ele é de o estado batizar viadutos e obras públicas com nomes e personalidades que deixaram um legado.

“Então, nada mais justo do que fazer essa homenagem ao presidente Elias Kalil, que lançou as bases da Cidade do Galo, que deu a Vespasiano uma grande dimensão. Como o viaduto serve à cidade e também, em especial, à Cidade do Galo, acho que é uma forma dos mineiros fazerem uma homenagem que é justa pelo que ele realizou por Vespasiano”, disse, lembrando ainda que caberá à Assembleia Legislativa debater e aprovar o projeto de lei.

Representando a família do homenageado, o presidente do Galo, Alexandre Kalil, agradeceu ao governo de Minas pelo reconhecimento “àquele que foi o maior presidente da história do Atlético”.

“Tenho a honra de ser filho de Elias Kalil e fico muito emocionado pela homenagem, que nunca pedi, nunca levantei e fui até pego de surpresa. Em nome dos netos, dos sobrinhos, das irmãs, agradeço ao governador Anastasia e ao estado por fazer justiça. Terei muito orgulho cada vez que passar por debaixo daquele viaduto”, disse.

O prefeito de Vespasiano, Carlos Murta, lembrou dos laços de amizade de Elias Kalil com o município, responsável por revelar grandes nomes do futebol, como Éder Aleixo. Por isso, continua Murta, a homenagem é muito justa, pois o viaduto liga as regiões Oeste e Leste de Vespasiano. Antes, a população tinha que passar pelo município de São José da Lapa, para acessar o outro lado do município.

 “Foi Elias Kalil que desbravou uma região que ninguém dava valor. Ele, portanto, enxergou lá atrás o potencial de desenvolvimento do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vespasiano despontou, e hoje aparece na mídia, tudo por causa do Elias Kalil”, afirmou.

(Com Agência Minas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)