(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desistência de Marcus Pestana deixa o caminho livre para Pimenta da Veiga

Após visitar cidades em busca de apoio para tentar disputar o governo de Minas, Pestana deve anunciar nesta segunda-feira sua desistência. Aposta do PSDB é o ex-ministro das Comunicações


postado em 10/02/2014 06:00 / atualizado em 10/02/2014 08:09

Alice Maciel

Presidente do PSDB mineiro, o deputado federal Marcus Pestana deve comunicar oficialmente nesta segunda-feira que desistiu de sair candidato ao governo de Minas nas eleições deste ano. Ele vinha insistindo em se posicionar como pré-candidato, apesar de o nome do ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga já estar definido há meses para disputar o Palácio da Liberdade. A contragosto de grande parte do PSDB, para tentar emplacar sua candidatura, Pestana chegou a percorrer municípios mineiros e se reunir com prefeitos e líderes políticos locais.

O deputado afirmou que a maioria desses grupos consultados o apoiava, “mas a cúpula partidária, como os deputados e dirigentes partidários, apoiou Pimenta”. O deputado estadual Dinis Pinheiro (PP), o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodriges (PSDB), e o secretário de Governo, Danilo de Castro (PSDB), estão entre os políticos, de acordo com ele, que defenderam o nome do ex-ministro. “Agora, chegou o momento de pôr o bloco na rua. Muita gente tinha expectativa de fazer prévia, mas não temos tempo”, observou.

A intenção com o comunicado – uma coletiva de imprensa foi convocada para as 14h de hoje na sede do PSDB – será passar a ideia de que o partido está unido. O clima no ninho tucano estava tenso devido à insistência de Pestana em se firmar como pré-candidato. “Nós nos damos muito bem”, amenizou o parlamentar, referindo-se à sua relação com o ex-ministro. Ele negou que tinham ficado arestas.

No dia 20, o nome de Pimenta será lançado à disputa em um grande ato com todos os líderes partidários, incluindo o pré-candidato tucano à Presidência da República, o senador Aécio Neves, presidente nacional da legenda. Os nomes do deputado Dinis Pinheiro (PP), como candidato a vice-governador, e do governador Antonio Anastasia (PSDB) para o Senado serão lançados em atos separados, por questões estratégicas. Os cargos são pleiteados por partidos que vão compôr a aliança.

Dentro do partido e entre os aliados, a pressão era para que fosse antecipado o lançamento da candidatura do ex-ministro. Tanto que integrantes de outras legendas já declararam apoio ao nome escolhido do PSDB. A coligação, de acordo com Pimenta da Veiga, vai contar com 17 legendas que fazem parte da base de apoio do governo Anastasia.

MUDANÇA
O ato de lançamento do nome do ex-ministro estava marcado para o dia 14, mesma data em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Belo Horizonte ao lado do candidato do PT ao Palácio da Liberdade, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. “Em função das agendas de Aécio, Anastasia e lideranças nacionais e de pedido de nossas bases, o lançamento do candidato ao governo de Minas será no dia 20, quinta-feira, às 11h”, afirmou Pestana.

Enquanto o deputado percorreu o estado atrás de apoio de líderes políticos municipais, Pimenta da Veiga não ficou parado. Ele também viajou pelo estado em ritmo de campanha. Dois dias antes do anúncio de hoje, os dois estiveram juntos em Juiz de Fora, na Zona da Mata, ao lado do governador Antonio Anastasia, que foi à cidade para cumprir agenda oficial. “Bom-dia! Já estou em Juiz de Fora. Fui recebido pelo meu amigo deputado Marcus Pestana. Dia de agenda cheia com as lideranças da região”, escreveu Pimenta no Facebook no sábado, junto a uma foto dele ao lado de Pestana. Antes de ir para Juiz de Fora, Pimenta estava em Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha.

CARAVANA PETISTA

O PT também convocou uma coletiva de imprensa para hoje, às 15h, para tratar da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula estará em Belo Horizonte na sexta-feira em apoio à candidatura do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que deve deixar a pasta antes do evento. Além disso, segundo o deputado federal Miguel Corrêa, durante a coletiva serão apresentadas as propostas das caravanas que as lideranças do partido vão fazer pelo interior mineiro. Uma reunião da cúpula petista está marcada para hoje de manhã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)