(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da Câmara de Monte Carmelo é considerado foragido

Valdelei José de Oliveira (PR) teve a prisão decretada na semana passada, após operação do Ministério Público que o acusa de ser um dos mentores de um esquema de fraude em licitações no município


postado em 16/12/2013 18:56 / atualizado em 16/12/2013 19:15

Valdelei José de Oliveira (PR) já é considerado foragido(foto: Câmara Municipal de Monte Carmelo/ Divulgação )
Valdelei José de Oliveira (PR) já é considerado foragido (foto: Câmara Municipal de Monte Carmelo/ Divulgação )

O presidente da Câmara Municipal de Monte Carmelo, Valdelei José de Oliveira (PR), teve a prisão decretada pela Justiça na semana passada e já é considerado foragido. Ele é apontado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) como um dos mentores de uma organização criminosa acusada de fraudar licitações no município, localizado no Triângulo Mineiro. Valdelei foi acusado por seu sócio na empresa que teria sido criada para facilitar a prática do crime contra os cofres públicos. Até o final da tarde desta segunda-feira o vereador ainda era considerado foragido pelas polícias Civil e Militar de Monte Carmelo. A prisão faz parte da Operação Feliz Ano Novo, deflagrada pelo MP na terça-feira da semana passada.

No dia da operação foram presos o secretário de Fazenda de Monte Carmelo, Valdivino dos Reis Cunha - que após a prisão foi exonerado do cargo -, a controladora interna da Câmara Municipal e um empresário do ramo de construção civil. O presidente da Comissão Permanente de Licitação da prefeitura teve o afastamento do cargo decretado pela Justiça, juntamente com outro membro da comissão de licitação local, do contador da Prefeitura e do pregoeiro do Departamento de Água e Esgoto de Monte Carmelo, que não tiveram os nomes revelados, porque o processo corre em sigilo.

Foi determinado ainda que todos os investigados mantenham distância e fiquem impedidos de manter contato com as testemunhas da investigação. Essa determinação inclui, além dos investigados, outros dois empresários da construção civil, um médico e um secretário municipal de Catalão, em Goiás.

Ainda conforme o Ministério Público, as investigações demonstraram que a organização atuou em processos licitatórios realizados durante o ano de 2013 em Monte Carmelo. O foco da quadrilha era os processos da área de limpeza urbana, além da serviços de reforma de unidades de saúde na cidade. O resultado do certame, segundo acusa o MP, já seria combinado de modo que a empresa eleita pelo grupo fosse a ganhadora

Foram apreendidos durante a operação da semana passada mais de 20 computadores e documentos na Prefeitura e na Câmara Municipal de Monte Carmelo, em um escritório de contabilidade e em mais 12 endereços, sendo quatro deles em Uberlândia. O material apreendido durante a operação Feliz Ano Novo foi encaminhado à sede do MPMG em Monte Carmelo para análise e conclusão da apuração. A investigação ainda conta com 14 volumes de documentos, inclusive interceptações telefônicas e gravação ambiental dos investigados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)