(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em Uberlândia, Aécio adota tom de cautela sobre nome para disputa do Governo de Minas

Segundo o senador, o momento ainda é de debate para definição do nome que deve concorrer ao governo do estado


postado em 28/10/2013 19:09 / atualizado em 28/10/2013 19:42

Aécio Neves (PSDB) inauguroui nesta segunda-feira o projeto
Aécio Neves (PSDB) inauguroui nesta segunda-feira o projeto "Conversa com os Mineiros", que pretende rodar o Estado (foto: Divulgação/PSDB)

O senador Aécio Neves (PSDB) pregou a união do partido para que seja escolhido o nome que disputará o governo de Minas em 2014 e evitou especulações. “O normal é você perder forças, nós adquirimos força. E no momento que esta decisão estiver madura, ela vai ser tomada pelo conjunto dos partidos e não apenas pelo governador e pelo senador”, disse. Aécio esteve reunido nesta segunda-feira, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com lideranças tucanas e dos partidos da base do governo Anastasia, além de prefeitos, deputados e vereadores. O evento “Conversa com os Mineiros” é uma reação à intensificação da presença da presidente Dilma no estado nos últimos meses.

Segundo Aécio, a fase é de conversas para a definição do representante do partido na corrida pelo Palácio da Liberdade . “Eu acho que as coisas caminham com naturalidade. As pessoas estão conversando entre si. Não há uma data marcada, determinada para esse lançamento, mas o que é mais importante hoje é estarmos unidos, e isso hoje foi uma demonstração de força, de unidade do nosso campo político que, ao longo desses últimos anos, só se fortaleceu e se ampliou”, analisou.

A disputa pelo governo de Minas promete ser apertada - embora pesquisa feita pelo EM Data/UFLA/MDA, divulgada há duas semanas, aponte que, se as eleições fossem hoje, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), venceria nos cinco cenários analisados. Contra adversários diferentes, o petista conquistou a preferência de 31,5% a 42,2% dos mineiros, vencendo também todas as simulações de segundo turno de que participa. A um ano da eleição, no entanto, a falta de definição do candidato apoiado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) é vista como um fator que ainda pode mudar o quadro até 2014.

Campanha Nacional

Sobre a candidatura para a Presidência da República, o senador Aécio Neves também adotou o tom de cautela . Segundo ele, só a partir do começo do próximo ano é que o cenário estará propício para uma definição. “Não há necessidade de termos uma candidatura colocada agora. Tenho viajado o Brasil como presidente nacional do PSDB. Tenho buscado construir esta agenda nesta condição de dirigente partidário. Acho que no início do ano que vem teremos o clima adequado para a definição de quem irá empunhar essas bandeiras”, afirmou.

Apesar disso, o discurso contido de Aécio Neves não foi acompanhado por outros correligionários. Segundo o presidente do Instituto Teotônio Vilela, o ex-senador Pimenta da Veiga, no encontro desta segunda-feira foram dados “os primeiros passos para renovar a política brasileira”. Pimenta da Veiga é apontando como o principal nome, até o momento, para concorrer ao governo do estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)