(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma afaga em BH o 'parceiro' Lacerda

Presidente elogia prefeito do PSB, cotado para disputar o governo de Minas, e diz que só prometeu 6 mil creches


postado em 24/10/2013 06:00 / atualizado em 24/10/2013 07:29

Dilma elogiou Marcio Lacerda, creditando a ele a paternidade de um projeto
Dilma elogiou Marcio Lacerda, creditando a ele a paternidade de um projeto "inteligente" para as Umeis (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)


Em visita a Belo Horizonte para inauguração de uma creche e formação de turmas do ensino técnico, a presidente Dilma Rousseff (PT) rasgou elogios ao prefeito da capital, Marcio Lacerda, principal nome para a disputa do Palácio da Liberdade pelo PSB, partido do provável adversário dela nas urnas em 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e da ex-senadora Marina Silva. A petista ressaltou os feitos do “grande parceiro”, a quem se referiu como o responsável pelo projeto das unidades municipais de educação infantil (Umeis).


Durante a entrega da Umei Vila Clóris, na Região Norte de Belo Horizonte, Dilma disse estar “impressionada” com o projeto de parceria público-privada de Lacerda. “Achei extremamente interessante essa formatação em que todas as atividades que não são educacionais ficam para a iniciativa privada, mas as atividades educacionais e a alimentação são função estrita da prefeitura. Acho extremamente criativo esse fato e acho que vai melhorar bastante a gestão”, afirmou a petista.


A presidente ressaltou que estava aproveitando a presença da imprensa para deixar registrado o elogio ao prefeito por considerar que “boas práticas” devem ser divulgadas. “Essa é uma boa prática. Então, eu quero dizer isso porque está sendo filmado pelos repórteres. Queria dizer que considero essa uma forma inteligente de ampliar o escopo das creches”, acrescentou. A petista aproveitou para ampliar a parceria com a administração de Lacerda. Além das seis Umeis já entregues e de 13 em andamento, o Ministério da Educação assinou protocolo para a construção de mais 44 creches em BH. A boa relação ocorre mesmo depois de o PSB entregar os cargos na administração de Dilma em razão da pré-candidatura de Eduardo Campos ao Palácio do Planalto.


O prefeito também exaltou a parceria com o governo federal e a presença de Dilma na inauguração, que chegou a ser cancelada da primeira vez porque Lacerda não poderia estar presente. Foi a oitava vez que ela visitou Minas neste ano, sendo que no segundo semestre a presidente intensificou a presença na principal base do senador Aécio Neves (PSDB-MG), seu adversário na sucessão.


“Não é mole”

Dilma voltou a questionar quem seriam as “fontes do Planalto” que, destsa vez, segundo ela, aumentaram o compromisso de seu governo de construir 6 mil creches para 8 mil, como foi divulgado em abril. “Vivo perguntando para os meus botões quem são as fontes do Planalto, além das fontes de água, porque tem uma linda fonte de água. Mas as fontes do Planalto às vezes me intrigam”, ironizou, frisando em seguida que o seu compromisso é de 6 mil unidades. Anteontem, a petista ironizou as tais fontes de notícias sobre o Leilão de Libra que informaram que o governo mudaria o sistema de concorrência.


Após pedir a rivais que estudassem e ser alvo de ironia de Marina Silva, Dilma mandou um recado, ao dar um conselho aos jovens, afirmando que "não é mole" ser presidente porque a função a obriga a aprender todos os dias. “Eu, presidente da República, sou uma pessoa que tenho todos os dias de estudar. Não pense que é mole, não. Todos os dias eu sou obrigada a aprender, todos os dias eu tenho que estar aberta para aprender. Isso tem de acontecer com vocês. Não deixem e nunca permitam que vocês acreditem que não há o que aprender na profissão de vocês", afirmou. As afirmações remetem ao embate indireto que Dilma travou neste mês com Marina. Em entrevista a rádios mineiras no dia 14, a presidente afirmou que eventuais concorrentes à Presidência "têm que estudar muito". Marina rebateu dizendo que o tom de Dilma era professoral.

Gaúcho

Em agosto, durante outra entrega de diplomas a alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Belo Horizonte, a presidente Dilma Rousseff cometeu uma gafe. Ao cumprimentar o prefeito Marcio Lacerda, a petista trocou a cidade, dizendo que ele era de Porto Alegre (RS). Depois de perceber o erro, ela fez questão de citar o nome do aliado e falar de Belo Horizonte diversas vezes no restante do discurso. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)