(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma critica projeto que cria orçamento impositivo


postado em 08/08/2013 06:00 / atualizado em 08/08/2013 07:25

Enquanto os parlamentares discutem a votação do orçamento impositivo, a presidente Dilma Rousseff deixa claro que é contra a proposta. Nessa qurata-feira, em visita a Varginha (MG), na cerimônia de inauguração do câmpus avançado da Universidade Federal de Alfenas, a presidente criticou aqueles que querem aumentar os gastos, sem dizer a fonte do recurso. “Porque o Brasil tem algumas coisas que são engraçadas: o pessoal quer aumentar o gasto, mas não diz de onde sai o dinheiro. (…) Nós sabemos que para você aumentar, você tem de dizer de onde sai”, disse.


A presidente relacionou a declaração à aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor, mas não vincula nenhum recurso à proposta. No discurso, ela voltou a indicar que a principal fonte para educação é o pré-sal. “E por isso nós defendemos que o royalty do petróleo fosse usado para a educação. Por quê? Porque o royalty do petróleo é uma riqueza finita, ela acaba. A única riqueza que não é finita e não sofre turbulência é aquela que a gente carrega com a gente, que é a educação”, disse.

 

Tensão
O líder do governo em exercício na Câmara, Henrique Fontana (RS), admitiu ontem que se o projeto do orçamento impositivo tivesse sido votado ontem a tensão Executivo-Congresso seria maior. “O governo tem uma posição contrária à proposta, mas ele tem de saber fazer leituras do tamanho da base para votar uma determinada matéria. E adiar para a semana que vem lhe permite conversar de novo com a base”, destacou. Um petista histórico, porém, reclamou nos bastidores da demora para se chegar a um consenso sobre o tema. “O governo já deveria ter feito isso (diálogo) há muito tempo”, disse. Os ponteiros ainda poderão ser acertados na reunião dos deputados da base com a presidente Dilma, marcada para a próxima segunda-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)