(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-prefeito de Lagoa dos Patos e Pirapora é condenado por improbidade administrativa

Warmillon, que durante 16 anos consecutivos administrou os dois municípios, é acusado de desviar R$ 98,8 mil


postado em 30/07/2013 06:00 / atualizado em 30/07/2013 08:21

Preso desde o  útimo dia 2, em razão de operação desencadeada pela Polícia e Ministério Público Federal, o ex-prefeito de Lagoa dos Patos e Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, sofreu mais uma derrota nos tribunais. Ele foi condenado nessa quinta-feira por improbidade administrativa e teve suspenso seu direito político pelo prazo de cinco anos. De acordo com a sentença, Braga está proibido ainda de contratar com o poder público, receber benefícios ou incentivos fiscais pelo mesmo período e terá que ressarcir integralmente os danos causados aos cofres públicos com multa em igual valor.

Warmillon, que durante 16 anos consecutivos administrou os dois municípios, é acusado de desviar R$ 98,8 mil, em 1998, de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) destinado à construção de 121 banheiros.

Essa é uma das quase 100 ações de improbidade administrativa ajuizadas contra o político pelos ministérios públicos Federal e Estadual. De acordo com a ação da Procuradoria da República em Minas, Warmillon contratou, sem licitação, a empresa Minas Construção Saneamento Básico e Serviços Ltda, sob alegação de urgência. A empresa recebeu o pagamento integral e antecipado, mas não concluiu as obras.

 As casas deveriam receber caixa d’água, chuveiro de água fria, vaso sanitário com caixa de descarga, lavatório, tanque séptico e sumidouro, mas dos 121 módulos, apenas 73 foram iniciados e não concluídos. As investigações do MPF demonstraram ainda que a empresa contratada pelo ex-prefeito nem sequer tinha sede. O sócio majoritário da Minas Construção e Saneamento Básico, Cláudio Silva, confessou que sua empresa era usada para a venda de notas frias às prefeituras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)