(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputados aprovam fim do voto secreto na Assembleia de Minas

A Proposta de Emenda Constitucional está em tramitação desde 2011, mas a pressão das ruas fez a matéria voltar para a pauta de votação neste ano


postado em 09/07/2013 10:39 / atualizado em 09/07/2013 11:59


Deputados estaduais votaram em plenário, na manhã desta terça-feira, o fim do voto secreto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposição foi aprovada em segundo turno por unanimidade dos presentes, 59, de um total de 77 parlamentares da Casa. Para virar lei, a a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), datada de 2011, precisava da aprovação de no mínimo 48.

A PEC 3/11 foi aprovada nesta terça-feira no rastro da pressão popular para mudanças na política brasileira, reivindicadas durante manifestações  ocorridas no mês passado nas ruas de várias cidades do país. A partir de hoje, as principais proposições que tramitam na Casa passam a ser realizadas com voto nominal, por cada deputado e registrado no painel eletrônico.

Tramitação

A PEC já havia sido aprovada em primeiro turno em julho do ano passado com 56 votos favoráveis e ficou parado desde então. Com as manifestações populares nas últimas semanas, o texto voltou à agenda do Legislativo mineiro, que apresentou uma nova versão na semana passada, ampliando a proposta para a abertura de todas as votações. Inicialmente, ficaria mantido o direito de sigilo dos parlamentares para deliberação sobre perda de mandato dos colegas, a eleição da mesa diretora e a exoneração ou destituição do procurador-geral de Justiça. Pela versão atual, esses procedimentos também passam a ser abertos.

Além deles, os parlamentares tinham o voto mantido sob sigilo e passam a abrir as votações de vetos do Executivo a projetos aprovados no Legislativo, de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, de membros de conselhos do governo, de interventor em municípios e de titulares de cargos da administração pública. Apesar de algumas resistências, de quem entende que o anonimato pode servir como uma proteção à independência dos poderes, evitando influências do Executivo, houve consenso no sentido de que o eleitor tem o direito de saber como votou o deputado que ele elegeu.

Gerou discussão, mas foi incluída emenda da oposição que torna nominais todas as votações, exceto as de requerimentos. Ou seja, os deputados terão de estar presentes e opinar via painel eletrônico, ficando proibidas as chamadas votações simbólicas, nas quais muitas vezes projetos de lei são aprovados mesmo com número insuficiente de parlamentares no plenário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)