(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Entrega da Medalha da Inconfidência reúne nomes do primeiro escalão do governo

Entrega de honrarias reúne hoje na histórica Ouro Preto


postado em 21/04/2013 06:00 / atualizado em 21/04/2013 08:05

Ouro Preto – A presença na cidade histórica do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que receberá a principal medalha, o Grande Colar, e será o orador oficial da celebração do 21 de Abril na cidade histórica, voltou a despertar o interesse da população pela cerimônia, que perdeu prestígio entre os moradores nos últimos anos. A presença de celebridades entre os agraciados geralmente é o foco da atenção do público, mas a participação do ministro atraiu o interesse de alguns moradores e turistas para o evento na Praça Tiradentes, que recebeu ontem os últimos retoques.

Como em anos anteriores, haverá a transferência simbólica da capital de Minas para Ouro Preto. Durante a cerimônia, alunos de seis colégios Tiradentes, de Belo Horizonte, Contagem e Vespasiano, vão participar carregando as 853 bandeiras de cada um dos municípios mineiros. Está programada ainda a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico, que vão cantar a música Oh Minas Gerais e tocar os hinos.

O fisioterapeuta Cléber da Penha e a corretora de imóveis Luciana Fonseca da Penha vieram de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, e vão ficar na cidade e acompanhar a cerimônia. Quando soube que o orador da cerimônia será o ministro Joaquim Barbosa, Cléber mudou os planos para hoje e decidiu passar parte da manhã assistindo ao discurso na Praça Tiradentes. “Acho Barbosa uma pessoa equilibrada.”

O artesão Wátila Leandro dos Santos, que vende esculturas em pedra-sabão, sente orgulho do ministro, pois apesar das barreiras que os negros ainda enfrentam na sociedade brasileira ele conseguiu um posto importante na sociedade. “É bacana o fato de ele ter se tornado um cidadão tão importante”, afirma.

FECHADA O presidente da Câmara Municipal, Leonardo Barbosa (PSDB), impediu que a equipe do cerimonial do governo do estado utilizasse as dependências da Casa – como sempre foi feito nos últimos anos – e pendurou panos pretos nas sacadas, destoando de todas as outras varandas da Praça Tiradentes, ornadas com a bandeira de Minas Gerais. “As pessoas de Ouro Preto estão indignadas, pois o comércio é fechado e a população é proibida de transitar na praça”, justifica. Nem o fato de ser do mesmo partido do governador do estado, Antonio Anastasia, e do prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, demoveu o presidente da Câmara.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Jarbas Avellar, disse que ele e o prefeito não concordam com a atitude do vereador, mas que respeitam a decisão, pois os poderes são independentes. Para o secretário, que já presidiu a Câmara, a população faz parte da festa. “O nível das autoridades exige do gabinete militar um esquema de segurança rígido.”

AGRACIADOS
Além de Joaquim Barbosa, outras 163 pessoas vão receber as medalhas. Entre eles, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; a ministra do STF Rosa Maria Weber e os ministros Sebastião Alves dos Reis e Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que receberão a Grande Medalha. Ainda figuram nessa designação o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, a senadora pelo Rio Grande do Sul Ana Amélia de Lemos e a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Adriene Barbosa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)