(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Investigado na Operação Porto Seguro apresentou diploma de origem suspeita


postado em 04/12/2012 00:12 / atualizado em 04/12/2012 07:18

Brasília – O ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira, indiciado por formação de quadrilha na Operação Porto Seguro, apresentou, durante a tramitação de sua indicação para o Senado, um currículo no qual afirma ter se formado como contador, com especialização em controladoria e finanças pelo Centro de Ensino Superior de Dracena (Cesd). A instituição é a mesma que forneceu um diploma falso de bacharel em direito a José Cláudio Noronha, ex-marido de Rosemary Nóvoa de Noronha, para que ele pudesse assumir um cargo na Brasilprev, seguradora controlada pelo Banco do Brasil.

O curso foi essencial para que ele tivesse o aval dos senadores, já que ele se graduou apenas em comunicação e em direito. “A longa experiência profissional, aliada a uma formação técnica e acadêmica adequada para o cargo, está comprovada no curriculum vitae do indicado”, declarou o senador João Pedro (PT-AM) em seu parecer aprovado por 12 votos a favor e dois contra nas Comissões de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e de Defesa do Consumidor do Senado, em 15 de dezembro de 2009. O petista ressaltou, especialmente, a experiência de Paulo Vieira na área de fiscalização e controle.

Investigações da Polícia Federal mostram que o mesmo diploma do Cesd que ajudou na indicação de Paulo Vieira para a ANA foi fundamental para que o ex-marido de Rose conseguisse ingressar no quadro da Brasilprev. O certificado foi emitido em 2009 e o diploma foi registrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conforme exige o Ministério da Educação para certificados de faculdades particulares. Em 2009 aparecem os primeiros e-mails entre Rose e Vieira sobre o certificado. Em 1º de abril, ela cobra “o diploma de JCN”, iniciais do ex. Resposta: “A questão de JCN encontra-se em fase de registro no órgão do MEC (...)”. Ele promete solução para maio. Em 4 de maio, Rose pergunta qual será a formação do ex. “Baixaréu (sic) em administração”, responde Vieira. Só em novembro, o diploma é enviado ao ex-marido, segundo e-mail interceptado. Rose agradece: “Finalmente! Obrigadaaaaaaaaaaaaaaa”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)