(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-auditor é investigado pelo Tribunal de Contas da União

Em depoimento, Cyonil, que não é mais funcionário do TCU, teria afirmado que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tinha interesse em um processo envolvendo a empresa Tecondi


postado em 28/11/2012 06:00 / atualizado em 28/11/2012 07:56

Brasília – O Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou nessa terça-feira que vai apurar a conduta do ex-servidor Cyonil da Cunha Borges de Farias, responsável por denunciar à Polícia Federal as irregularidades que resultaram na Operação Porto Seguro. A posição oficial do órgão sobre a postura do ex-auditor federal na segunda-feira, em e-mail enviado ao Estado de Minas, era de que o tribunal “está acompanhando o desenrolar dos fatos e a investigação da PF”. Ontem, porém, após virem à tona mais detalhes a respeito do esquema e da suposta participação de mais pessoas, o TCU informou, em nota, que a “conduta funcional do ex-servidor e seus respectivos desdobramentos serão objeto de apuração perante a Corregedoria da Corte”.

Em depoimento, Cyonil, que não é mais funcionário do TCU desde abril, teria afirmado que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tinha interesse em um processo envolvendo a empresa Tecondi (Terminal para Contêineres da Margem Direita S/A). De acordo com um relatório do TCU, cujo relator é o ministro José Múcio, a empresa acabou beneficiada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) ao receber lotes não previstos na licitação original.

A investigação da PF começou em março de 2011, após Cyonil declarar aos policiais que havia sido alvo de uma tentativa de cooptação por pessoas interessadas em comprar um parecer técnico que beneficiasse a Tecondi. Ele teria recebido R$ 100 mil de um total de R$ 300 mil, antes de se arrepender. O ex-servidor, porém, nega que tenha recebido dinheiro. O TCU informou, na nota, que a PF não está investigando servidores ou autoridades do tribunal. Em nota, José Dirceu afirmou que não tem nenhuma relação com o caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)