(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após dobrar eleitorado, PSB terá seis disputas no 2º turno


postado em 09/10/2012 11:55 / atualizado em 09/10/2012 12:01

Além de já ter dobrado o eleitorado das cidades que vai administrar, em comparação a 2008, o PSB pode governar 2 milhões de eleitores a mais se os candidatos do partido ganharem suas seis disputas de 2.º turno.

Vitórias como as do Recife colocaram 11,3 milhões de eleitores na área de influência do partido no 1.º turno, um aumento de 5,8 milhões em relação ao resultado de quatro anos atrás. Em número de prefeitos, o partido somou 125 novos (alta de 41%), o maior crescimento entre todas as legendas.

O aumento do número de prefeitos projeta um crescimento proporcional da bancada de deputados federais a ser eleita pelo PSB em 2014, pois a correlação entre os dois pleitos é muito forte. Significa também maior capilaridade e mais cabos eleitorais para os candidatos a cargos majoritários. O PSB continua concentrado no Nordeste, mas cresceu em Minas e São Paulo.

O aumento do eleitorado significa maiores orçamentos municipais a serem manejados por prefeitos do partido e maior capacidade de arrecadar doações eleitorais. São dois capitais importantes para o caso de o presidente do PSB, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, decidir concorrer à sucessão presidencial em 2014.

Os partidos dos possíveis adversários de Campos daqui a dois anos tiveram resultados distintos no primeiro turno municipal, mas dependem do segundo turno em São Paulo, onde o tucano José Serra e o petista Fernando Haddad disputam o comando de 8,6 milhões de eleitores, para poder cantar vitória sem hesitação.

O PT aumentou em 14% o seu número de prefeituras, enquanto o PSDB elegeu 12% menos prefeitos do que em 2008. Mas o tamanho do eleitorado a governar por ambos os partidos depende do turno final. O PT disputa o 2º turno em 22 cidades, e o PSDB, em 17.

Dos maiores partidos, o único que encolherá em qualquer hipótese é o PMDB. Elegeu 173 prefeitos a menos e, mesmo que vença todos os 16 segundo turnos que disputa, acabará comandando um eleitorado no mínimo 7% menor do que aquele para o qual elegeu seus prefeitos em 2008.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)