(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de Montes Claros está na mira da polícia após escutas


postado em 22/06/2012 06:00 / atualizado em 22/06/2012 07:52

A Prefeitura de Montes Claros não foi alvo de busca e apreensão por parte da Polícia Federal, mas o município é um dos investigados por causa de contratos firmados com as empresas comandadas pelo empresário Evandro Leite Garcia, que, de acordo com as investigações, lidera o esquema de fraudes. Em uma das escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e que fazem parte do inquérito, o prefeito Tadeu Leite (PMDB) conversa com Evandro em 4 de maio. “Tem um serviço que tem fazer dinheiro”, diz o prefeito ao empresário, preso ontem.

As escutas revelam também conversas entre Tadeu Leite e Luiz Eduardo Fonseca Mota, apontado nas investigações como “lobista do grupo criminoso e executor das obras de Evandro Garcia na cidade de Montes Claros” e que foi secretário de Fazenda e Administração do atual prefeito em suas duas gestões passadas. Em 9 de abril, Tadeu Leite ligou para o lobista e combinou um encontro, avisando que vai enviar para a casa dele documentos para ele tomar conhecimento antes da reunião.

As empresas de Evandro executam diversas obras na cidade, entre elas a construção de um cemitério, de quadras poliesportivas e a reforma de uma praça. Nos diálogos aparecem também conversas entre Evandro e funcionários de suas empresas com servidores da Prefeitura, dois deles presos na operação, Romilson Fagundes Cunha e José dos Reis Pereira de Paula, e também com o secretário municipal de Planejamento, Marcos Fábio Martins.

Luiz Eduardo já foi denunciado pelo Ministério Público Federal por comandar empresa envolvida em fraude para a construção de barragens com recursos federais em Januária, no Norte de Minas, também investigada na Operação Máscara da Sanidade.

 

Transcrições implicam prefeito de Montes Claros


Evandro Leite Garcia e Tadeu Leite


04/05/2012
Evandro: Fala
Tadeu: Tudo bom?
Evandro: Tudo bem.
Tadeu: (...) precisar(...)
Evandro: Como é que é, Doutor?
Tadeu: (...)
Evandro: Tá horrível a ligação, tem que melhorar aí.
Tadeu: (...)
Evandro: Não consegui ouvir nada que você falou, viu?
Tadeu: (...)tem um serviço que tem fazer dinheiro.
Evandro: Não estou te ouvindo nada. Melhora aí.
Tadeu: (...) preocupa não, viu?
Evandro: Não tô conseguindo te ouvir não.

Luiz Eduardo Fonseca Mota e Tadeu Leite

09/04/2012
Luiz: Fala Tadeu! Tá “bão”?
Tadeu: Tudo bem? Né? Que cachorrada é essa aí?
Luiz: É que eu estou fazendo um trabalho aqui em casa. Aqui em casa é mais fácil de trabalhar. Tudo bem com você? Como foi de Páscoa? Família?
Tadeu: Tudo bem. Eu tô precisando falar com “cê”. Que hora que “cê” vem aqui?
Luiz: Eu posso ir amanhã de manhã, Tadeu. Tô resolvendo um... uma pendenga aqui.
Tadeu: Amanhã de manhã não posso. Tenho reunião de secretários amanhã cedo. Então amanhã à tarde. Hoje ”cê” não pode não, né?
Luiz: Amanhã à tarde eu passo aí.
Tadeu: Hoje não dá mais não, né? Então tá bom. Eu tô mandando levar em sua casa um documento “procê” tomar conhecimento e amanhã cê passa aqui pra mim discutir uns outros assuntos. Tá bom? Que isso aqui tem um peso.
Luiz: Algum problema ou não?
Tadeu: Não. É um documento aqui “procê dá” uma olhada. Viu? E aí.. amanhã nós conversamos.
Luiz: Mas você vai mandar agora?
Tadeu: Vou mandar daqui a pouco. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)