(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Municípios pequenos têm muito do que reclamar sobre infraestrutura

Problemas e a enorme burocracia para receber os repasses dos governos federal e estadual são as principais reclamações


postado em 27/04/2012 06:00 / atualizado em 27/04/2012 07:04

Problemas de infraestrutura e a enorme burocracia para receber os repasses dos governos federal e estadual. Foram os principais temas das rodinhas entre os cerca de 60 prefeitos de pequenas cidades que participaram ontem, no Palácio Tiradentes, da cerimônia de assinatura de 115 convênios entre o governo de Minas e as cidades que vão receber recursos do programa Travessia, destinado ao atendimento das populações em situação de vulnerabilidade e privação social. Os que administram municípios que sofreram com as chuvas de verão e aquelas que já enfrentam as agruras provocadas pela longa estiagem foram os que mais reclamaram.

“Nossos gargalos acabam sendo deixados de lado, principalmente quando o assunto é infraestrutura. São estradas em péssimas condições, pontes e barreiras inacabadas que nos prejudicam de várias formas. Principalmente quando uma empresa mostra algum interesse em se instalar na região, essas dificuldades aparecem de forma clara e o que vemos é que nossos jovens já crescem com intenção de sair de lá”, lamentou o prefeito de São Francisco de Paula, João Batista Lima (PSDB). O tucano desistiu de tentar a reeleição este ano, segundo ele, devido às decepções que teve nos últimos quatro anos quando houve emigração crescente da cidade, que fica na Região Centro-Oeste.

Já o prefeito de Materlândia, no Vale do Rio Doce, Marques Serafim de Pinho (PPS), se mostrou desanimado quanto às promessas de mais repasses e investimentos para obras de prevenção contra desastres naturais. “Não tem adiantado pedir não. Decretamos estado de emergência no início do ano, com uma situação dramática por causa das chuvas e ouvimos compromissos de que seriam feitas obras rápidas de recuperação e outras de prevenção. Mas até agora estamos esperando”, cobrou. Com 4,7 mil habitantes, a cidade teve a principal estrada de acesso interditada por uma cratera que se abriu com as chuvas de janeiro.

Já o prefeito de Janaúba, no Norte de Minas, José Benedito (PT), reclama da estiagem “A atenção aos pequenos municípios está ficando cada vez menor. Projetos dos governos estadual e federal existem, mas a liberação de verbas continua muito demorada e esbarrando em detalhes burocráticos”, afirmou.

Travessia


Ao assinar os 115 convênios para o repasse de recursos do Programa Travessia, destinados à execução dos Projetos Porta a Porta, Travessia Social, Com Licença Vou à Luta e Banco Travessia, o governador Antonio Anastasia lembrou que o programa permitirá que pequenos municípios mineiros melhorem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), “O objetivo do Travessia é incluir a população dos municípios menores de todas as regiões do Estado para permitir a eles um sentimento de melhor viver em Minas, de prosperidade, de desenvolvimento. Isso se faz de acordo com essa nova metodologia: a partir de um diagnóstico feito, de porta em porta, percebendo as necessidades de cada família”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)