(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vídeos de reuniões na Assembleia podem ajudar a apurar 'voto fantasma'

Vice-presidente da Assembleia pediu acesso às gravações feitas pelas câmeras de segurança e pela TV para identificar quem votou pelos deputados ausentes na sessão de quarta-feira


postado em 06/12/2011 07:01 / atualizado em 06/12/2011 07:40

Depois da constatação da fraude da semana passada, direção da Assembleia já estuda mudanças no sistema de votação no plenário (foto: Guilherme Dardanhan ALMG 28/9/11)
Depois da constatação da fraude da semana passada, direção da Assembleia já estuda mudanças no sistema de votação no plenário (foto: Guilherme Dardanhan ALMG 28/9/11)
Os deputados estaduais que votaram na semana passada na Assembleia Legislativa sem estar presentes e os possíveis “pianistas” – que teriam digitado a senha no lugar dos ausentes – devem ser alvo de duas investigações na Casa. A Comissão de Ética vai se reunir assim que forem publicados requerimentos de parlamentares do PT, PDT e PMDB pedindo a apuração dos fatos. Paralelamente, o 3º vice-presidente, Paulo Guedes, requisitou os vídeos das reuniões de quarta-feira passada para provar a fraude no painel eletrônico e apontar os autores.

A previsão é de que os requerimentos de investigação sejam lidos hoje em plenário e publicados amanhã. O presidente da Comissão de Ética da Casa, Doutor Viana (DEM), defendeu a apuração dos fatos, mas disse que caberá ao grupo decidir pela abertura ou não de processo contra os colegas. “Acho que vamos investigar sim, mas não posso antecipar. Assim que forem publicados os requerimentos, a comissão começa a atuar. Vou marcar a reunião de imediato, temos pressa”, afirmou. Viana evitou dizer, no entanto, se os parlamentares serão acionados pela comissão. “Vamos seguir toda a norma regimental”, disse.

Estão na berlinda Arlen Santiago (PTB), Antônio Lerin (PSB) e Juninho Araújo (PTB), que na sessão da noite de quarta-feira não estavam na Assembleia mas tiveram votos computados favoráveis à aprovação de projeto do Executivo que traz uma série de incentivos tributários. Alvo da denúncia feita na hora da votação, Arlen Santiago sustenta que estava presente. Já Juninho Araújo e Antônio Lerin admitem que estavam longe da Casa. A votação foi anulada e refeita depois de constatadas as três ausências, todos parlamentares da base governista.

Integrante da mesa e da oposição, Paulo Guedes protocolou um pedido para ter acesso às gravações da TV Assembleia, que transmitiu ao vivo a polêmica votação, e requisitou ainda as imagens das quatro câmeras de segurança. “Portanto, é impossível a pessoa adentrar o plenário sem ser filmada. Precisamos averiguar essa situação”, afirmou.

Oficialmente, a Mesa Diretora da Assembleia admitiu em nota o problema e informou que, diante do “ineditismo da ocorrência”, iria providenciar mudanças no sistema de votação da Casa. Além de determinar a troca imediata das senhas de todos os 77 parlamentares, o Legislativo fará um estudo de nova tecnologias a serem adotadas, incluindo a biometria. A votação mediante impressões digitais já é usada na Câmara dos Deputados e Senado e nas assembleias de São Paulo e Goiás.

Os dois deputados que admitiram a ausência em plenário na hora da votação também entraram com requerimentos à Mesa Diretora pedindo investigação. Alegam não ter fornecido as senhas e terem sido prejudicados com o episódio. Na hora da votação, Antônio Lerin estava representando a Assembleia em cerimônia na Câmara Municipal de Uberlândia, Triângulo Mineiro, transmitida ao vivo. Juninho Araújo estava em reunião fora da Casa, de onde informa ter saído por volta das 17 horas, sendo que a reunião da noite tem início às 20h.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)