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Estado de Minas

Estados cortam investimentos para preparar cidades para a Copa 2014

Justificativa é que obras não ficariam prontas a tempo. Empreendimentos em mobilidade urbana são os mais afetados


postado em 12/11/2011 06:00 / atualizado em 12/11/2011 07:06

Brasília – O atraso no cronograma das obras da Copa do Mundo já causa impacto na fonte de financiamento dos empreendimentos, especialmente os voltados à mobilidade urbana. Os governos estaduais já cortaram R$ 1,1 bilhão em recursos de contrapartida depois de avaliar que os projetos não estarão 100% concluídos até 2014. Os estados não querem comprometer recursos com empreendimentos que ficarão pela metade até a data do Mundial. A ineficiência na execução dos planos estabelecidos na matriz de responsabilidades assinada em 2010 está transformando essas construções em arremedos dos projetos pensados para preparar as cidades sedes para a competição.

Em São Paulo, por exemplo, na atualização da matriz de responsabilidades publicada na quinta-feira pelo Grupo Executivo de Acompanhamento das Ações Relativas à Reparação e à Realização da Copa do Mundo (Gecopa), a obra que dará origem ao monotrilho para integrar o aeroporto de Congonhas ao metrô da capital teve a estrutura inicial reduzida em 39,5%. Em vez de construir 17,7 quilômetros de conexões, integrando 18 estações de metrô, o governo agora trabalha com a previsão de entregar, até 2014, um monotrilho que percorrerá 7 quilômetros, passando por oito estações. Os investimentos caíram de R$ 3,1 bilhões para R$ 1,8 bilhão.

A assessoria do Comitê Paulista da Copa do Mundo informa que o volume de recursos destinado ao monotrilho foi reduzido porque o estado diminuiu o montante da contrapartida de R$ 2 bilhões para R$ 799,5 milhões, pois os investimentos serão calculados pelo trecho que será entregue até a competição. Após 2014, o estado assumirá o empreendimento sozinho, segundo a assessoria.

Os investimentos para as obras de mobilidade urbana e reforma do estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), em Fortaleza, também sofreram cortes. Ainda no Ceará, os recursos para a construção do veículo leve sobre trilhos (VLT) no trecho Parangaba–Mucuripe foram de R$ 330,7 milhões para R$ 265,5 milhões. A redução de mais de R$ 65 milhões em investimentos para a obra também se deve a corte nos valores da contrapartida. A estimativa de investimentos para a reforma do Castelão chegava a R$ 623 milhões quando a matriz de responsabilidades foi assinada – agora, é de R$ 518,6 milhões.

BH enxuga projeto de ônibus rápido

Em Belo Horizonte a prefeitura desistiu de construir o chamado BRT, sigla em inglês para sistema rápido de ônibus, na Avenida Pedro II, Região Noroeste da cidade e repassou recursos do projeto – para implantação de um corredor exclusivo para transporte coletivo na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na Zona Sul da Capital.

A desistência, segundo a prefeitura, ocorreu devido ao altos custos de desapropriações que precisariam ser feitas para a passagem do BRT. Parte do investimento de R$ 146 milhões inicialmente previsto para o BRT da Avenida Pedro II será redirecionada ainda para reformas em um dos viadutos do Complexo da Lagoinha, no Centro de Belo Horizonte e no BRT das avenidas Cristiano Machado e da Antônio Carlos.

Como as duas vias, juntamente com a Pedro II/Catalão, são responsáveis pela ligação da cidade com o Mineirão, na prática a capital perderá agilidade no transporte de passageiros durante a Copa do Mundo. O projeto que seria implantado previa uma faixa exclusiva em cada direção para ônibus e pistas adicionais para ultrapassagens nas 17 estações que comporiam o sistema. O trajeto teria 12 quilômetros de extensão.

De acordo com a atualização da planilha de investimentos das obra da Copa, Cuiabá é um dos poucos exemplos de cidade sede que ampliou o montante aplicado em mobilidade urbana. A capital matogrossense investirá R$ 142,7 milhões a mais do que o R$ 1,29 bilhão previsto para construir um acesso à Arena Multiuso Pantanal.  (Com Leonardo Augusto)


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