(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidente Lula é diagnosticado com tumor e vai fazer quimioterapia


postado em 29/10/2011 11:35 / atualizado em 29/10/2011 12:45

Após realização de exames no Sírio-Libanês, Lula 'descansa' no hospital, em SP(foto: STRINGER/MEXICO 26/10/2011 )
Após realização de exames no Sírio-Libanês, Lula 'descansa' no hospital, em SP (foto: STRINGER/MEXICO 26/10/2011 )
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de  66 anos - completos nessa quinta-feira -, foi diagnosticado com um tumor na laringe - órgão fibromuscular situado entre a traquéia e a base da língua. De acordo com boletim médico divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após exames, “foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias”.

Ainda não há a confirmação da "natureza" do tumor - se benigno ou maligno. No entanto, Lula passa bem, segundo a equipe médica. O petista não precisará, até o momento, ficar internado no hospital, já que fará tratamento "ambulatorial". Há uma previsão de que ele volte para casa ainda neste sábado.

Lula faz uso de álcool e tem o hábito de fumar charutos, fatores que podem ter contribuído para o aparecimento do tumor. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, vinculado ao Ministério da Saúde, o tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento de um possível câncer de laringe e, quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, aumenta o risco para o câncer supraglótico.

No Sírio-Libanês, a equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo hospital deste sábado:

Sr. Luís Inácio Lula da Silva - 11h00

O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira e Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar e Diretor Clínico


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)