(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

José Alencar dará nome a Instituto do Câncer no Rio


postado em 20/10/2011 15:01 / atualizado em 20/10/2011 16:42

Instituto do Câncer passa a se ter o nome de José Alencar, em homenagem a sua luta contra a doença(foto: Ricardo Stuckert/PR)
Instituto do Câncer passa a se ter o nome de José Alencar, em homenagem a sua luta contra a doença (foto: Ricardo Stuckert/PR)
O ex-vice-presidente da república, José Alencar, que morreu no início do ano, em razão de câncer e de falência múltipla de órgãos, vai receber mais uma homenagem. A partir desta quinta-feira, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, passa oficialmente a incluir o nome de José Alencar Gomes da Silva ao da instituição.

A homenagem ocorre no mês em que Alencar completaria 80 anos. Mas desde o dia 21 de julho, o INCA passou a se chamar Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. A inclusão do nome consta do Decreto presidencial 7.530, que aprova a estrutura regimental do Ministério da Saúde.

Segundo o diretor do INCA, Luiz Antônio Santini, a luta de Alencar contra a doença foi o que motivou o ato. “O ex-vice-presidente se tornou um exemplo de que é possível enfrentar o câncer e seu tratamento sem perder o gosto pela vida. E demonstrou aos brasileiros, como, apesar das dificuldades, é possível não deixar a doença virar protagonista da história”, afirmou.

A homenagem desta tarde teve a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também deve participar de inauguração da Clínica da família, também no Rio. Os eventos ocorrem paralelamente à participação do ministro na Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais, no Forte de Copacabana, na capital carioca.

Luta contra a doença.

O ex-vice-presidente José Alencar enfrentou durante mais de uma década, publicamente, a doença. Durante esses anos, Alencar deu declarações otimistas a rádios, jornais e televisões em momentos delicados – antes de internações, ao entrar e sair de cirurgias. E com isso, contribuiu para desmistificar o temor da população em relação aos tumores malignos. Lentamente a sociedade foi percebendo que é possível sobreviver à doença, com qualidade de vida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)