(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tumor de Mendes Ribeiro é removido


postado em 16/10/2011 08:20

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, passou por cirurgia ontem de manhã para remover um tumor com características de ser maligno no cérebro. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a operação "ocorreu sem intercorrências e alcançou plenamente seus objetivos".

Depois da cirurgia, o ministro foi levado para a unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital, para procedimento rotineiro de recuperação pós-operatória. "Os médicos aguardam resultado de avaliação anátomo-patológica para definição de condutas subsequentes", diz o texto do boletim.

O quadro clínico de Mendes Ribeiro está sendo acompanhado por equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Milberto Scaff e Marcos Stávale. O ministro foi internado na noite de sexta-feira, depois de passar mal num encontro com a presidente da República, Dilma Rousseff, no Rio Grande do Sul. Ele quase desmaiou. Dilma disponibilizou o avião da Presidência imediatamente para levá-lo a São Paulo e sugeriu que ele fosse atendido pela mesma equipe que a tratou do câncer linfático, no início do ano passado.

No encontro com a presidente, Mendes Ribeiro sentiu formigamentos nos dedos e tonteiras. A previsão era que ele só deveria passar por cirurgia no dia 27 e, por isso, o afastamento dele do cargo já era previsto. Porém, o procedimento teve que ser adiantado.

REINCIDÊNCIA Há cinco anos, Mendes Ribeiro esteve entre a vida e a morte devido a complicações na retirada de um tumor benigno. Segundo o próprio ministro, na ocasião, ele extraiu um do tamanho de uma bola de tênis. Agora, o tumor tinha características de malignidade. Enquanto Mendes Ribeiro estiver afastado, o ministério da Agricultura será comandado interinamente pelo secretário executivo da pasta, José Carlos Vaz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)