(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PSDB começa programa na TV com valorização do período FHC

Partido terá uma reconfiguração rumo às eleições de 2012 e de 2014, na tentativa de reaproximação com os eleitores


postado em 13/10/2011 06:19 / atualizado em 13/10/2011 07:12

Senador Aécio Neves é um dos que vão falar no programa partidário de hoje. Tema principal será o legado do ex-presidente Fernando Henrique(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Senador Aécio Neves é um dos que vão falar no programa partidário de hoje. Tema principal será o legado do ex-presidente Fernando Henrique (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
 

Brasília – De olho nas eleições de 2012, o PSDB vai usar o programa partidário desta quinta-feira para começar a desenhar uma nova fórmula de reaproximação com o eleitor. Saem os governadores, sempre prestigiados nos programas anteriores, e entram jovens, mulheres e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como marca registrada do partido. Estão previstas também falas do senador Aécio Neves (MG), que já se apresentou como pré-candidato a presidente em 2014, e o ex-governador de São Paulo José Serra, que empunhou a bandeira tucana na última sucessão presidencial. As aparições, entretanto, não serão o ponto principal do programa. “Nós vamos reestruturar o partido no sentido de reaproximá-lo da sociedade e das suas bandeiras. Esse é o objetivo”, comenta presidente Sérgio Guerra, sacando da manga projetos como o braço sindical do partido, a Secretaria das Mulheres e uma aproximação maior com a juventude e as minorias.

Diante dessas metas, avaliaram os tucanos em conversas recentes, não haveria espaço para o desfile dos administradores estaduais. A ideia é valorizar o legado de Fernando Henrique Cardoso e, com isso, tentar resgatar o que eles consideram os pontos positivos dos oito anos em que o PSDB administrou o Brasil. A ordem é mostrar que Fernando Henrique não apenas criou o Real como preparou o terreno para quase todas as realizações do governo Lula.

Será lembrado, por exemplo, que o governo do PSDB criou os programas de transferência de renda – bolsa-escola, bolsa-nutrição, vale-gás – que, segundo a visão do partido, o governo Lula apenas agrupou sob o nome Bolsa-Família. Também será dito que, naquele período, surgiu o programa que fortaleceu o sistema bancário nacional, protegendo-o a longo prazo da quebradeira. A Lei de Responsabilidade Fiscal também será citada.

Esses temas foram objeto de reuniões do partido nas últimas semanas. Nesses encontros, os tucanos avaliaram a pesquisa que refez uma radiografia do pensamento médio do brasileiro em relação ao PSDB. Ali, os tucanos descobriram que, ao longo das últimas eleições, ninguém cuidou de resgatar o governo Fernando Henrique. Nem Serra, em 2002 e 2010, nem Geraldo Alckmin, em 2006. Agora, para 2014, o PSDB pretende se recolocar na história de forma positiva e começar a reorganizar o futuro em busca de uma chance frente ao favoritismo do governo petista.

Uma das reclamações do eleitor, que a pesquisa aponta, é a briga interna do PSDB. Essa, porém, o programa desta quinta-feira não vai resolver. Aécio Neves, que já se apresentou como candidato, não tem o apoio de José Serra. O paulista não se apresentou para disputa, mas tampouco disse que está fora. Nos últimos dias, entretanto, essa disputa velada no plano interno foi substituída por uma trégua em torno do programa do partido e da largada para as eleições de 2012. No quesito São Paulo, a avaliação foi a de que a recente filiação de Henrique Meirelles ao PSD não representa perigo, uma vez que o ex-presidente do Banco Central não é do ramo da política e, ainda que seja candidato, não terá tempo de TV. A aposta é de que o maior concorrente, ainda que Gabriel Chalita seja candidato pelo PMDB, será mesmo o PT.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)