(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PT e PSDB estarão juntos nas eleições em BH, diz Márcio Lacerda

Depois de encontro entre PSB e PSDB em Brasília para tratar da sucessão na capital, petistas recuam e admitem estar ao lado de tucanos em uma chapa encabeçada pelo atual prefeito


postado em 04/09/2011 08:06 / atualizado em 05/09/2011 07:27

O PT já admite aliar-se formalmente ao PSDB na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2012. Quem garante é o maior interessado na coligação, o prefeito Marcio Lacerda (PSB). Durante seminário do PSB n a capital, Lacerda afirmou que a direção nacional do PT estaria contrária apenas à presença de petistas e tucanos na chapa majoritária, em que uma legenda indicasse o candidato a prefeito e a outra o vice. Dessa forma, segundo Marcio Lacerda, declarações do presidente do PT, Rui Falcão, que esteve em BH na segunda-feira, foram “mal interpretadas”. “Não há nenhum veto para a presença na coligação majoritária”, ressaltou.

Essa mudança na postura do PT coincide com reunião realizada na semana passada, em Brasília, entre as principais lideranças do PSB e PSDB, quando os socialistas convidaram os tucanos a integrar a coligação que disputa a reeleição de Marcio Lacerda. Atualmente, em Minas Gerais, segundo Lacerda, mais de 100 cidades são administradas por prefeitos e vice-prefeitos do PT e PSDB. “É isso que o PT não quer, que é diferente de estar na coligação”, acrescentou. A afirmação do prefeito contradiz decisão da última reunião da executiva estadual, quando resolução aprovada vetou a formação de chapa ou aliança, mesmo que informal, com o PSDB, PPS e DEM. A união com partidos de oposição ao governo federal só seria possível com autorização da executiva estadual e nacional.

“Na verdade essa resolução é igual à de 2008. Já houve essa resolução na direção nacional também. Só que ela permite algumas exceções em casos específicos, e a gente vai trabalhar para isso”, disse o presidente municipal do PSB, João Marcos Lobo. Ele ressaltou que o PSB já fez a escolha de ter petistas e tucanos na aliança formal. “Os dois partidos já sinalizaram nesse sentido”, observou. João Marcos defendeu mais diálogo dos socialistas com os petistas da capital que defendem candidatura própria para o pleito do ano que vem .“ É para que não tenhamos apenas o apoio da direção nacional e estadual.”

Um dos pontos importantes da aliança entre PT e PSDB em torno da reeleição de Marcio Lacerda, segundo o vice-presidente do PSB, Mário Assad, é o de a capital ter um prefeito que tenha bom trânsito com o governo federal e estadual. Ele observou que a aliança não é simples, mas já aconteceu e foi bem-sucedida, não existindo nada que impeça a reedição. O secretário nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, faz coro e disse não compreender a resistência de uma ala do PT em não aceitar a união com o PSDB.

Mais filiados O PSB está tentando se reestruturar e conquistar mais filiados. O objetivo é vencer em 500 prefeituras do país. Atualmente, os socialistas administram 314 cidades brasileiras. Para Minas Gerais, a meta é subir das atuais 13 para 50. “É uma meta ousada mas dentro do princípio de buscar trazer lideranças comprometidas com a política e com a sociedade”, disse o vice-presidente do PSB estadual. Ele apontou alguns nomes já conhecidos na política mineira e que se filiaram ao PSB nos últimos meses: o ex-prefeito de Montes Claros Athos Avelino e o ex-prefeito de Santa Luzia Carlos Calixto, que vão tentar um novo mandato.

O movimento também vale para Belo Horizonte, onde o PSB pretende dobrar as cadeiras na Câmara Municipal, saltando das três atuais para seis. “Estamos com nomes de expressão que se filiaram recentemente : Totó Teixeira , ex-presidente da Câmara, o ex-vereador João Alberto, o ex-deputado Jair Silvestre, entre outros”, apontou o presidente do PSB municipal, João Marcos Lobo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)