(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secom exclui Júlio Prestes de galeria no novo site da Presidência

A Secretaria de Comunicação informou que o site ainda está passando por 'correções'


postado em 30/08/2011 19:52 / atualizado em 30/08/2011 20:00

O novo site da Presidência da República, que entrou no ar nessa segunda, excluiu a foto de Júlio Prestes da galeria de ex-presidentes do Brasil. A exclusão não passou despercebida em Itapetininga, interior de São Paulo, terra natal do ex-presidente. O jornalista José Reiner postou em seu blog o "alerta" para o que considerou uma prática abominável. "Com certeza o povo itapetiningano, através de suas lideranças, vai reagir contra este ato da Secretaria de Comunicação da Presidência da República", postou. A Secom é responsável pelo novo site.

Júlio Prestes de Albuquerque (1882-1946), que era governador de São Paulo, foi o último presidente eleito da chamada Velha República, mas foi impedido de tomar posse pela revolução de 1930. O movimento armado depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do eleito, entregando o poder ao gaúcho Getúlio Vargas.

O fato mereceu destaque na revista americana Time, que estampou foto de Júlio Prestes na capa. Reiner considerou a exclusão do site uma "discriminação com os paulistas", pois a fotografia do ex-presidente Tancredo Neves, que também foi eleito, mas não chegou a assumir o cargo, foi mantida no site. "A foto do mineiro Tancredo Neves permanece e é justo que isso ocorra. Afinal, tanto Prestes quanto Tancredo são ícones da história do Brasil e, embora não tenham assumido, foram presidentes pela vontade do povo." A Secretaria de Comunicação informou que o site ainda está passando por correções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)