(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Relator do processo de Jaqueline Roriz defende cassação


postado em 30/08/2011 19:13 / atualizado em 30/08/2011 19:28

Deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) na Câmara dos Deputados, nesta terça(foto: Leonardo Prado / Agência Câmara )
Deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) na Câmara dos Deputados, nesta terça (foto: Leonardo Prado / Agência Câmara )
Ao defender a cassação de Jaqueline Roriz (PMN-DF), o relator do processo disciplinar contra a deputada, Carlos Sampaio (PSDB-SP), ressaltou que a deputada recebeu dinheiro originado de propina oferecido pelo pivô do escândalo do mensalão do Distrito Federal, Durval Barbosa. Ele ainda criticou a atitude de Jaqueline Roriz diante de colegas também flagrados em vídeo recebendo dinheiro de Durval, como a ex-distrital Eurides Brito, cassada em 2010.

“Quanta desfaçatez, chamar de cara de pau, de mau caráter, dizer que a cidade sangra por alguém que cometeu a mesma conduta [Eurides Brito] valendo-se apenas do privilégio de que as imagens não teriam sido divulgadas à época”, disse Sampaio.

O relator também ressaltou que não faz sentido dizer que a cassação de Jaqueline Roriz abriria um precedente contra parlamentares eleitos, porque a conduta da deputada só veio a público depois que ela já estava no exercício do mandato e não se trata de reexame. Ele disse ainda que o decoro que se pretende resguardar é o do Parlamento e, portanto, não caberia ao Congresso “dividir” o ônus das condutas da parlamentar.

Carlos Sampaio espera que a Casa abra mão do espírito de corpo e dê um julgamento em padrões éticos. “Isso não é postura digna de quem faz parte do Parlamento”, disse.

Sampaio falou por cerca de quarenta minutos, e ressaltou que o vídeo mostra a deputada não só recebendo dinheiro do pivô do mensalão do DF, mas pedindo mais ajuda. “Não estamos falando de caixa dois, mas de dinheiro que veio de um dos maiores esquemas de corrupção do País”, disse.

A sessão de votação do processo que pede a cassação da deputada Jaqueline Roriz prossegue no Plenário Ulysses Guimarães.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)