(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição vai usar convite a ministros para denunciar corrupção no governo


postado em 02/08/2011 16:37 / atualizado em 02/08/2011 17:30

Brasília - A oposição no Senado decidiu transformar os convites aos ministros como oportunidade de denunciar corrupção no govrno. O alvo são as pastas das Cidades, de Minas e Energia, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura.

O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), disse que o objetivo é facilitar a presença dessas autoridades na Casa para que se expliquem uma vez que o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que não há qualquer problema deles comparecerem desde que sejam convidados e não convocados.

Outra decisão tomada na reunião desta terça das bancadas do PSDB e do DEM é insistir na coleta de assinaturas para instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes. “Uma CPI é o melhor instrumento de fiscalização que o Congresso tem para investigar tudo”, justificou Álvaro Dias.

Os tucanos e os democratas pretendem, ainda, insistir para que os pedidos de investigações protocolados na Procuradoria-Geral da República sejam analisados, bem como as ações diretas de inconstitucionalidade que deram entrada no Supremo Tribunal Federal (STF).

A estratégia da oposição é agendar visitas dos líderes e presidentes do PSDB e do DEM com autoridades das duas instituições. Álvaro Dias disse que a oposição deve requerer uma audiência com o Controlador-Geral da União (CGU), Jorge Hage, para saber que providências de fiscalização foram tomadas pelo órgão a partir das denúncias feitas pela imprensa de casos de corrupção envolvendo ministérios e instituições.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)