(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADE

Oposição vai convocar cinco ministros para esclarecer denúncias

PSDB, DEM e Psol quer ouvir ministros das pastas de Agricultura, Transportes, Desenvolvimento Agrário, Minas e Energia e de Cidades


postado em 01/08/2011 14:40 / atualizado em 01/08/2011 16:52

Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a oposição quer ouvir esclarecimentos de quatro ministros (foto: Agência Senado )
Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a oposição quer ouvir esclarecimentos de quatro ministros (foto: Agência Senado )
O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), anunciou nesta segunda-feira que apresentará requerimento convidando o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, a esclarecer aos senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) denúncias veiculadas pela Revista Veja sobre irregularidades na pasta. A revista publicou entrevista com o ex-diretor financeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). O ex-diretor, afastado na semana passada, acusa o PMDB e o PTB de manter esquema para desviar recursos da Conab e controlar a estrutura do Ministério da Agricultura.

"Queremos que o ministro da Agricultura possa esclarecer esses fatos e, em conformidade com o depoimento dele, vamos avaliar o que devemos fazer a seguir", explicou Alvaro Dias. O parlamentar lembrou que tramitam em diferentes comissões requerimentos propondo convites a outros três ministros, também visando esclarecer denúncias veiculadas pela imprensa.


A oposição quer ouvir o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, sobre irregularidades em contratos da pasta; o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar de problemas em licitações na Agência Nacional de Petróleo (ANP), noticiados pela Revista Época; e o ministro de Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, para esclarecer denúncia de venda de lotes da Reforma Agrária, conforme reportagem da Rede Globo. DEM e PSDB vão pedir para ouvir ainda o ministro das Cidades, Mário Negromonte. No caso de Negromonte, a expectativa da oposição é que ele esclareça as denúncias de aparelhamento político e cobrança de propina na pasta presentes em reportagem da Revista Isto É.


CPI


O líder do PSDB também se mostrou confiante na instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para investigar denúncias de superfaturamento em obras. Conforme informou, o requerimento para a criação da CPI já conta com 23 assinaturas, sendo necessárias mais quatro para que a comissão de inquérito seja instalada no Senado. "Esperamos que as denúncias que explodiram nesses dias possam ter mexido com a capacidade de indignação de parlamentares do governo e eles possam apoiar a criação da CPI", disse.

Já assinaram o requerimento os dez senadores do PSDB, os cinco senadores do DEM, os dois do PSol, além de três senadores do PMDB e os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Sérgio Petecão (PMN-AC).


Com Agências Estado e Senado 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)