(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidades mineiras disputam título de local de nascimento de personalidades políticas


postado em 31/07/2011 07:08 / atualizado em 31/07/2011 08:40

Bom Despacho e Pitangui
Bom Despacho e Pitangui "brigam" por Olegário Maciel, que comandou a administração mineira de 1930 a 1933 (foto: Arquivo EM/D.A Press. Brasil)
Artur Bernardes, Wenceslau Braz, Olegário Maciel e Benedito Valadares são políticos com atuação destacada na primeira metade do século passado. Que eles são mineiros, não há dúvida. Porém, em qual cidade eles nasceram é uma questão polêmica, que opõe radicalmente localidades e cria um imbróglio que só as velhas raposas da política mineira poderiam dirimir. Grande parte das dúvidas se deve às emancipações e aos desmembramentos das cidades, ocorridos depois do nascimento desses políticos.

Nos livros de história está cravado que Artur Bernardes é natural de Viçosa, na Zona da Mata mineira. O político foi presidente de Minas Gerais e do Brasil. Criou um séquito, chamado de “bernardistas”, e marcou época na história da República Velha. Deixou um legado na cidade e é considerado o responsável pela fundação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mas Bernardes também é ligado à história da pequena Cipotânea, cidade de 6,5 mil habitantes. “No livro de tombos, que registra os batizados, consta que ele nasceu aqui”, garante o padre Rogério Venâncio Resende.

O professor aposentado Adair Moreira também tem certeza do local de nascimento de Bernardes. Ele conta que seu avô José Gomes Moreira foi amigo de infância do então garoto Artur e que o futuro presidente se mudou para Viçosa quando tinha 5 anos, em 1880. A essa época, Cipotânea era apenas um distrito de São Caetano do Xopotó, que por sua vez pertencia à cidade do Alto do Rio Doce. O pai de Adair e filho de José Gomes Moreira, Levindo Moreira das Neves, com 103 anos, foi o primeiro prefeito depois da emancipação de Cipotânea, em 1953, e é testemunha do local de nascimento de Bernardes, repassando as histórias de pessoas que conviveram com o ex-presidente nos primeiros anos de vida.

Distante 90 quilômetros de Cipotânea, Viçosa ostenta na praça principal a Casa Artur Bernardes, museu com objetos e arquivos do ex-presidente reunidos na propriedade em que Bernardes morou. A coordenadora da casa, Helena Fortes, não tem dúvida. “Ele nasceu em Viçosa. Tem tudo aqui registrado”, afirma. Além disso, a casa e a ligação do ex-presidente com a cidade são argumentos fortes para sustentar o nascimento de Bernardes em Viçosa. O professor Adair apresenta, porém, outro argumento para defender o nascimento em Cipotânea: “A ponte de ferro, principal atração da cidade, foi construída durante o governo de Artur Bernardes na Presidência, de 1922 a 1926. “A família dele se mudou para Viçosa porque lá já era uma cidade constituída”, explica Adair.

Coincidência

Na linha do tempo, antes de Arthur Bernardes vieram os presidentes Delfim Moreira e Epitácio Pessoa – por sinal, eles nasceram em Cristina, no Sul de Minas, e em Umbuzeiro, na Paraíba, respectivamente –, que governaram o Brasil entre 1918 e 1922. Os dois sucederam a Wenceslau Braz, que compartilha com Bernardes a dúvida sobre o local de nascimento. Eleito presidente em 1914, Wenceslau Braz derrotou Rui Barbosa e foi um dos pilares da sustentação da política do café com leite, como era chamada a alternância de poder entre mineiros e paulistas no período denominado de República Velha, que compreende o início da República, em 1889, e a Revolução de 1930.

Coladinhas uma na outra, Itajubá e Brasópolis, no Sul de Minas, disputam o posto de berço de Wenceslau Braz. Enganam-se aqueles que relacionam o nome de Brasópolis a uma referência direta ao filho mais ilustre. O topônimo é mera coincidência e tem como origem a homenagem ao coronel Francisco Braz Pereira Gomes. Na segunda metade do século 19, quando o ex-presidente nasceu, o local era distrito de Itajubá, chamado de São Caetano da Vargem Grande.

Desse detalhe nasce a confusão, com cada uma das cidades puxando o ex-presidente para seu lado. A secretária de Cultura e Turismo de Itajubá, Fábia Izidora, não tem dúvida de que Wenceslau nasceu em sua cidade. “Foi no distrito de São Caetano da Vargem Grande, que, com a emancipação, virou Brasópolis. Mas à época pertencia a Itajubá”, argumenta. A certeza é tanta que no mês que vem será inaugurada uma ala no museu da cidade com objetos do ex-presidente. “São abotoaduras, bengalas e uma série de documentos”, conta Fábia. Além disso, a cidade rende uma série de homenagens a ele, com nomes de edificações públicas, como a escola estadual e o tombamento histórico da casa onde ele morou.

Já a secretária de Cultura de Brasópolis, Maria Elizabete Gomes Faria, lamenta que o Solar dos Brás, casa em que o ex-presidente nasceu e que foi durante anos sede da escola, tenha sido demolido. “É o filho mais ilustre da cidade. Ele nasceu no distrito que deu origem a Brasópolis”, sustenta Elizabeth.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)