(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas lança na internet projeto que pretende colher sugestões da sociedade


postado em 29/07/2011 06:00 / atualizado em 29/07/2011 08:24

Site do Movimento Minas recolhe sugestões de cidadãos, que serão encaminhadas às secretarias(foto: Reprodução/internet)
Site do Movimento Minas recolhe sugestões de cidadãos, que serão encaminhadas às secretarias (foto: Reprodução/internet)
Melhorar as condições de saneamento, da educação, qualificar professores, asfaltar rodovias, estimular a carreira de médico do estado e da polícia militar, investir mais em desenvolvimento sustentável. Essas são algumas das reivindicações dos mineiros postadas no site movimentominas.com.br, lançado pelo governo no início do mês com objetivo de incentivar a participação da população na definição de ações e políticas públicas para melhorar a realidade do estado. Até essa quinta-feira havia 204 sugestões para os 10 desafios apresentados na página.

 Antônio Maria Barros propôs alterações na grade curricular do ensino médio em que o jovem aprenda noções de cidadania, como por exemplo, respeitar o patrimônio público e os idosos. Ele sugere a inclusão da matéria educação política para melhorar o nível dos eleitores. “A idade da criança e do adolescente do ensino médio coincide com a idade de formação do caráter do indivíduo. De que adianta ele resolver equações complicadas de matemática e não ter noções de cidadania?”, argumentou. Essa idéia é para o desafio “Transformar a sociedade pela educação e cultura” o que deu mais, com 33 postagens.

Para Nathalia Dayrell Andrade, é necessário um intenso programa de valorização do professor. Além de aumento de salário e benefícios, ela sugere premiações por resultados. Uma solução, segundo Nathalia, seria a criação de competições entre escolas, com a premiação para a vencedora em equipamentos, infraestrutura, recursos e recompensas financeiras para os professores das turmas que tiverem alto desempenho. “O professor tem um papel-chave na formação da sociedade e atualmente é um dos profissionais mais mal pagos e menos reconhecidos”, observou.

Segundo Ernani Desmoulins, para reduzir a pobreza e as desigualdades no estado é preciso mais incentivos fiscais, em parceria com municípios, para a instalação de pequenas indústrias, visando à melhoria de renda. Morador de Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, ele conta que as pessoas deixam a cidade atrás de trabalho. Segundo Ernani, sobra mão de obra em Santa Maria porque o pequeno comércio e a prefeitura são os maiores empregadores. “O incentivo fiscal seria uma forma de garantir trabalho à população e lucratividade ao empresário”, afirmou.

Criar cursos profissionalizantes em todas as escolas públicas é uma saída para aumentar a empregabilidade e as possibilidades de realização profissional, de acordo com Julieta Maria de Paiva. Ela propõe que o horário seja dividido, metade para o ensino regular e a outra para o ensino obrigatório de uma profissão e que conte ponto para passar de ano, a partir da 8ª série do ensino fundamental. “Não oferecer apenas cursos de padeiro, doceiro, manicure e similares. Oferecer técnico em administração, patologia, mecânica, entre outros”, acrescentou.

Estimular a carreira do médico de estado em especialidades básicas no interior do estado foi a sugestão de Aristóteles Coimbra para o desafio “Viver mais e com saúde”. Mais campanhas incentivando a população a denunciar crimes, remunerar melhor e ampliar planos de carreira dos policiais civis e militares, são as propostas de Luiz Fernando Porto e Francine Borges para aumentar a segurança e sensação de segurança no estado. Já para o meio ambiente, a proposta de Aderbal Oliveira é reflorestar os rios.

Destino

As sugestões na rede terão dois destinos. Eles serão encaminhados a líderes governamentais e também poderão ser levadas aos encontros presenciais itinerantes do Movimento Minas. Essas reuniões serão guiadas pelos 10 desafios colocados no site e terão como objetivo estabelecer uma agenda positiva e propositiva de ações governamentais.


Os desafios
O site pretende buscar ideias para superar 10 desafios


Reduzir a pobreza e as desigualdades
Aumentar a empregabilidade e as possibilidades de realização profissional
Garantir o direito de morar dignamente e viver bem
Desenvolver e diversificar a economia mineira e estimular a inovação
Viver mais e com mais saúde
Transformar a sociedade pela educação e cultura
Aumentar a segurança e a sensação segurança
Promover e garantir o uso sustentável dos recursos ambientais
Ampliar e modernizar a infraestrutura dos serviços públicos
Assegurar os direitos fundamentais e fomentar a participação cidadão


As sugestões
O que cidadãos já postaram no site do Movimento Minas


» Melhorar a qualificação dos professores para transformar a sociedade pela educação e cultura.
» Incentivos fiscais, em parceria com municípios, para a instalação de pequenas indústrias, com objetivo de ampliar a oferta de emprego.
» Criar cursos profissionalizantes em todas as escolas públicas.
» Estimular a carreira do médico de estado em especialidades básicas para que a população viva mais e com mais saúde.
» Campanhas para incentivar a população a denunciar crimes para aumentar a segurança.
» Remunerar significativamente melhor e ampliar planos de carreira dos policiais civis e militares já em exercício para aumentar a sensação de segurança no estado.
» Reflorestar os rios para promover e garantir o uso sustentável dos recursos ambientais.
» Asfaltar estradas vicinais em regiões onde o agronegócio é forte, para desenvolver a economia mineira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)