(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aleida Guevara tem berço na militância cubana


postado em 30/06/2011 07:58 / atualizado em 30/06/2011 08:02

Aleida Guevara é filha mais velha do segundo casamento de Che com a militante comunista Aleida March, que conheceu durante a guerrilha. Seu pai teve ao todo cinco filhos. Hilda, a mais velha, que nasceu no México, no primeiro casamento de Che, com a peruana Hilda Gadea, morreu em 1995, vítima de câncer. Com a segunda mulher, ele teve também Camilo, Celia e Ernesto. Todos nasceram em Cuba e, segundo Aleida, são “militantes ativos”. No entanto, ela é a única filiada ao Partido Comunista Cubano. A mãe mora na ilha e dirige o Centro de Estudos Che Guevara, dedicado a preservar a memória do guerrilheiro. Separada, Aleida tem duas filhas. A mais velha, de 22 anos, é formada em economia. A outra, de 21, estuda medicina.

Segundo Aleida, a grande preocupação de hoje em Cuba é “implicar mais ainda os jovens no desenvolvimento do processo revolucionário, para que não haja retrocessos”. Para ela, a juventude cubana é sadia, tem acesso a educação, saúde e está fora das ruas e da violência. Questionada sobre a censura e a restrição ao acesso à internet no país, alvo de muitas críticas, principalmente entre os mais jovens, Aleida é taxativa. “Não vamos permitir que os meios de comunicação sejam usados pelos nossos inimigos”, afirma. Segundo ela, a imprensa que fala mal de Cuba não tem espaço na ilha. Ela garante que não há censura e que a população tem acesso aos meios de comunicação para reclamar dos “buracos na rua” e de outros problemas. “E as autoridades têm de dar uma resposta para essas críticas.”

Aleida aproveita para reforçar os laços de amizade com a Venezuela, maior parceiro de Cuba na atualidade, e diz que o presidente Hugo Chavez está se recuperando do misterioso problema de saúde, que vem sendo tratado em Cuba. “A informação que temos é que ele está muito bem”, garante. Apesar de falar de Cuba com se fosse um paraíso, Aleida diz que há muita coisa para melhorar. “Nenhuma obra humana é perfeita.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)