(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PMDB intensifica caça aos infiéis


postado em 21/06/2011 00:57 / atualizado em 21/06/2011 08:01


O PMDB vai intensificar o processo de depuração para as eleições de 2012, buscando o fortalecimento do partido e o lançamento de candidaturas próprias a prefeito. Depois de anunciar intervenções em cinco diretórios acusados de não apoiar os candidatos do PMDB nas eleições passadas, a direção estadual do partido promove encontros regionais no interior e endurece o jogo contra os infiéis. “Os diretórios que se colocarem a serviço de outras legendas deverão ser dissolvidos”, avisa, em tom de ameaça, o presidente estadual do PMDB, deputado Antônio Andrade. “Estamos conversando com as bases, esclarecendo sobre o compromisso partidário. Nossa meta é o diálogo e o entendimento. Mas aos diretórios que não seguirem as diretrizes do PMDB e trabalharem para outras legendas só restará a dissolução”, afirmou Andrade.

Em reunião realizada em Paracatu, no Noroeste de Minas, a cúpula estadual do PMDB analisou os pedidos de dissolução dos diretórios inoperantes ou considerados infiéis nas eleições de outubro. Foram dissolvidos as representações de Botumirim, Coronel Fabriciano, Itapecerica, Nova Serrana e Patos de Minas. O presidente estadual do PMDB disse que a depuração continuará sendo discutida nos encontros regionais. Serão promovidos, ao todo, 30 encontros, e o último deles deverá ser em 30 setembro, com a presença do presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer.

A data limite para as reuniões é estratégica, já que em 1º de outubro termina o prazo para as filiações dos candidatos às eleições municipais de 2012. No último fim de semana foi realizado o 15º Encontro Peemedebista em Montes Claros, no Norte de Minas, com as presenças do presidente do diretório estadual, dos deputados federais José Saraiva Felipe e Leonardo Quintão e dos deputados estaduais Ivair Nogueira, Antônio Júlio e Tadeu Martins Leite, além de prefeitos e vereadores do PMDB na região.

Andrade ameaça dissolver diretórios que trabalharem para outras siglas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 7/2/11)
Andrade ameaça dissolver diretórios que trabalharem para outras siglas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 7/2/11)
O deputado Antônio Andrade disse que ainda não sabe quantos diretórios poderão sofrer intervenção por não acompanhar a orientação partidária. “Mas esperamos que o número seja o menor possível”, salientou. Ele destacou ainda que a direção estadual está promovendo encontros regionais exatamente para “conversar com as bases” e evitar medidas extremas, como a intervenção nos diretórios municipais.

O PMDB tenta se fortalecer no interior para a disputa das eleições do ano que vem, mas já se prepara também para a disputa presidencial de 2014. O assunto foi abordado pelo deputado Saraiva Felipe no encontro regional de Montes Claros. “Temos de fortalecer o partido para disputar as eleições de 2014. Para isso, teremos que nos sair bem nas eleições municipais. Se não fizermos isso, vamos ter que chorar no muro das lamentações em 2014”, afirmou Saraiva.

O deputado alertou que o PMDB precisa se organizar para disputar o pleito de 2012, levando em conta o peso da máquina do governo do estado, uma vez que, atualmente, a bancada peemedebista na Assembleia Legislativa integra o bloco da oposição. “Com certeza, o PMDB não terá moleza”, disse. Por outro lado, lembrou que, nas eleições de 2008, em apenas duas das grandes cidades de Minas Gerais foram eleitos candidatos apoiados pela administração estadual, comandada pelo PSDB: Juiz de Fora e Uberlândia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)