(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Até aliados de Anastasia pedem alívio na ficha limpa

Preocupados com seus apadrinhados, que podem perder cargos no governo por causa do decreto que proíbe fichas-sujas na administração, deputados da base aliada querem mudanças no texto


postado em 04/06/2011 07:00 / atualizado em 04/06/2011 07:09


Duas semanas depois de editar um decreto proibindo a indicação de fichas-sujas para ocupar cargos comissionados na administração estadual, o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) vem sofrendo pressão para afrouxar a regra de onde menos poderia se esperar: da própria base aliada. Apadrinhados de deputados e aliados políticos – que perderam as eleições ou não disputaram mandatos – já deixaram ou terão que abrir mão de seus cargos até o dia 19, data em que completa um mês da publicação do decreto no Minas Gerais.

Dois trechos específicos da norma têm causado as maiores reclamações nos bastidores: os incisos X e XIV, pois colocam no mesmo impedimento os condenados por atos de improbidade ou irregularidade administrativa cometidos com dolo ou culpa – este último quando não há a intenção. Neste segundo caso, estão aqueles cuja decisão judicial determina ainda a devolução de recursos ao erário. “Há um mal-estar porque a legislação atinge também pessoas de bem, que são colocadas na vala comum dos bandidos”, argumentou um parlamentar que preferiu não ser identificado.

A fonte lembrou que muitas condenações por atos cometidos com culpa nem ficam inelegíveis, pois se tratam de casos em que o erro não configura má-fé ou corrupção. “Pela lei federal da Ficha Limpa, essas pessoas podem disputar as eleições, mas não podem ocupar cargos no Estado. O ideal seria uma lei que copiasse a regra federal”, disse, referindo-se à Lei da Ficha Limpa, aprovada há um ano no Congresso. A indignação de representantes da base aliada já chegou aos ouvidos de Anastasia, mas, pelo menos por enquanto, não há qualquer indicativo de que o decreto será revisto.

O decreto foi editado para deixar mais clara a Lei da Ficha Limpa mineira, aprovada na Assembleia Legislativa em dezembro do ano passado. Isso porque a legislação prevê que uma lei complementar enumere quais as vedações para ocupar cargos de direção, assessoramento e chefia no governo estadual – geralmente preenchidos por pessoas sem concurso público, os chamados comissionados.

Exonerados

Desde a sua aprovação, três indicados para cadeiras na administração pública já foram exonerados por serem fichas-sujas. Entre eles o ex-vereador de BH Wellington Magalhães (PMN), indicado para o cargo de vice-diretor geral da Ademg, condenado por compra de votos e abuso de poder econômico. Também perdeu o emprego o ex-deputado federal Edmar Moreira (PRB), nomeado para diretor da MGI Participações. O ex-deputado tem condenações na Justiça por dívidas trabalhistas. O ex-prefeito de Três Pontas Tadeu José de Mendonça pediu exoneração da cadeira de diretor geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG). Ele teve as contas de um convênio firmado entre o município e a União reprovadas.

Reportagens do Estado de Minas revelaram ainda a nomeação de dois ex-prefeitos de Ouro Preto, José Leandro Filho (DEM) e Marisa Xavier, para cargos de confiança, apesar de os dois terem sido condenados por improbidade administrativa. Marisa foi nomeada para a vice-presidência da Fundação de Arte de Ouro Preto e o ex-prefeito para a função de assessor direto do governador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)