(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula tem pressa em reunir PT para definir política de alianças nas eleições municipais


postado em 25/04/2011 06:12 / atualizado em 25/04/2011 07:23

Preocupado com articulações para eleições 2012, Lula impulsiona reunião do PT nesta sexta-feira (foto: Iano Andrade/CB 10/02/2007 )
Preocupado com articulações para eleições 2012, Lula impulsiona reunião do PT nesta sexta-feira (foto: Iano Andrade/CB 10/02/2007 )
No debate sobre reforma política que o PT promove na sexta-feira em reunião do Diretório Nacional, em Brasília, um ponto fundamental será a regra para as alianças das eleições municipais de 2012. A intenção dos petistas é, desde já, amarrar os partidos aliados ao governo, impedindo, assim, que candidatos petistas fiquem isolados. Preocupam os dirigentes do partido, especialmente, os movimentos do PSB – que se aproxima do PSD e do PDT – e os planos do PMDB de lançar o deputado federal Gabriel Chalita, hoje no PSB, candidato a prefeito de São Paulo.

A determinação de colocar logo em pauta a política de alianças é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preocupado com o desempenho do partido em 2012. Em todas as conversas com a cúpula partidária, ele pergunta como estão as conversas para as eleições municipais. No aniversário do PT, em fevereiro deste ano, ele foi direto na cobrança: “Tem muita cidade importante em jogo nas eleições de 2012. Não podemos deixar para discutir esse assunto depois”.

As maiores cidades são as que mais preocupam Lula. Hoje, o PT não tem perspectiva de uma aliança sólida em São Paulo. Pode também ter problemas em Belo Horizonte, onde o prefeito, do PSB, mantém aliança com o PSDB, enquanto o vice é do PT. Quanto ao Rio de Janeiro, embora os petistas tenham algumas opções, o aliado Eduardo Paes, do PMDB, é candidatíssimo a mais quatro anos de mandato. Ou seja, se lançar candidato nesses três municípios considerados importantes para formação de uma base rumo a 2014, o PT corre o risco de ficar isolado. Para não deixar transparecer o medo de isolamento, os petistas pretendem discutir esse tema entre os seis pontos da reforma política que consideram fundamentais. De saída, o partido tende a acabar com as coligações nas eleições proporcionais – de vereadores, deputados estaduais e federais. Assim, os petistas acham que deixarão de dar “carona” a pequenas legendas.

Outra grande preocupação do PT é quanto ao fortalecimento dos partidos. “Hoje, o voto é muito personalista. É preciso encontrar uma forma de dar à política uma característica mais partidária. Por isso, o PT começa a trabalhar com a lista flexível”, afirma o líder da bancada na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP). Na lista flexível, o partido apresenta sua escolha de candidatos, na ordem de prioridade com que pretende preencher os assentos em disputa. O eleitor pode endossar a ordem proposta ou então mudá-la, votando em nomes que estão colocados no fim da listagem. “É uma forma de valorizar o partido sem tirar do eleitor o direito de escolher o integrante daquele partido que ele quer ver eleito”, afirma Teixeira.

A fidelidade partidária e o financiamento exclusivamente público para as campanhas políticas também estarão na ordem do dia dos debates dos petistas. Mas eles decidiram não deixar de lado o debate econômico e a alta nos preços dos combustíveis. O tema será abordado em palestra do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que deve ainda falar sobre inflação e juros.

Os petistas querem saber de Mantega se ter ele segurança de que a economia não vai degringolar, o que jogarira por terra o projeto de poder do partido. Em suas discussões mais reservadas, o partido tem avaliado que só há risco de os planos eleitorais do PT em 2012 e 2014 serem comprometidos se houver algum solavanco forte na economia. Hoje, o vilão mais forte nesse cenário é o preço da gasolina. Além de Mantega, os petistas esperam contar com a presença da presidente Dilma Rousseff e de Lula. Mas até domingo nenhum dos dois havia confirmado a participação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)