(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTREGA DA MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

Em Ouro Preto, Dilma defende novo marco regulatório do minério

Legislação dos royalties do minério de ferro marca discursos de Dilma e de Anastasia


postado em 21/04/2011 13:48 / atualizado em 21/04/2011 15:02

"Não é justo nem tampouco contribui para o desenvolvimento do Brasil que os recursos minerais do país sejam daqui retirados e não haja a devida compensação", diz Dilma (foto: Roberto Stuckert Filho/PR )

A presidente Dilma Rousseff confirmou que vai se empenhar para garantir a reformulação do marco regulatório do setor de mineração, que trata dos royalties do minério de ferro. Em discurso durante a cerimônia de Entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, Dilma recebeu aplausos dos presentes ao dizer que “não é justo nem tampouco contribui para para o desenvolvimento do Brasil que os recursos minerais do país sejam daqui retirados e não haja a devida compensação”.

O discurso da presidente foi de encontro ao pronunciamento do governador Antonio Anastasia (PSDB), que afirmou que “não tem sido justo” com as comunidades a “pouca ou quase nenhuma retribuição” pela exploração do minério. Anastasia destacou que o ICMs não incide sobre o minério exportado e pediu à presidente Dilma para reverter esse quadro. “Minas, como sempre, confia na União para que se componha, na esfera do Estado Federal, um quadro de equilíbrio e equidade”, disse.

A intenção do governo federal é expandir o repasse dos royalties para os municípios que sentem o impacto da atividade de exploração, chamados municípios periféricos. Outra proposta de Dilma é que se crie um fundo que receberia 10% da arrecadação total com royalties do minério de ferro.

Outros pontos destacados por Dilma nesta quinta-feira foram a importância da transformação social, iniciada, segundo a presidente, na gestão do ex-presidente Lula, e a busca pela democracia na sua “complexa inteireza”, garantida a partir da inclusão. “O Brasil é uma das maiores democracias do mundo”, afirmou, elogiando os trabalhos sociais do governo. De acordo com Dilma, a data de 21 de abril é uma das mais significativas da história do país e convida à “reflexão sobre as origens do país” e sobre as “perspectivas de futuro da nação”.

Anastasia destacou que nesta quinta-feira são celebrados os 300 anos de Ouro Preto, Mariana e Sabará, cidades originadas “do sonho e rebeldia dos mineiros”. Em homenagem à Inconfidência Mineira, o governador homenageou ainda as mulheres que “fizeram a pátria” pelo seu “destemor”, como Bárbara Heliodora e Marília de Dirceu. Anastasia citou ainda personagens que marcaram a política e a sociedade mineira ao longo do século XIX, como Dona Joaquina do Pompeu, Dona Beja, de Araxá, e a liderança política de Montes Claros, Tiburtina Alves.

Após a solenidade, a presidente almoça com o primeiro escalão do governo na fazenda do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, no distrito de Santo Antônio do Leite. Logo depois, Dilma volta para Brasília.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)