(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma fica surpresa com notícia de renúncia de premiê de Portugal


postado em 23/03/2011 20:05

A presidente Dilma Rousseff mostrou-se surpresa com a notícia de que o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, poderia renunciar a qualquer momento, depois de o parlamento português ter rejeitado na tarde desta quarta uma série de novas medidas de austeridade sugeridas pelo governo socialista.

A informação foi prestada pelo jornalista da emissora portuguesa TV Sic, Miguel Sousa Tavares, que esteve com a presidente Dilma, na tarde desta quarta, no momento em que ocorria a votação em Lisboa, fazendo uma entrevista que será divulgada dois dias antes de ela desembarcar em Lisboa, para uma visita de três dias.

Segundo Miguel Tavares, apesar da surpresa, a presidente Dilma confirmou sua viagem a Coimbra e Lisboa, a partir de terça-feira e demonstrou que não estava informada nem de que Sócrates estava prestes a deixar o governo. Ao ser indagada sobre como seria chegar a Portugal sem ter o primeiro-ministro para recebê-la, a presidente, de acordo com o jornalista, respondeu: "O presidente Cavaco (Silva) não vai me receber?". Em seguida, comentou que seja quem for o primeiro-ministro este irá recebê-la.

Dilma foi questionada também sobre as relações entre os dois países e se estava deixando a Europa em segundo plano. "Não colocamos a Europa em segundo plano. Temos uma relação especial com Portugal", disse Dilma. E emendou: "Portugal não é bem Europa para nós brasileiros".

Apesar da renúncia de José Sócrates do cargo de primeiro-ministro, ele continua no posto por alguns meses e ainda receberá a presidente Dilma. Ela irá a Coimbra e Lisboa. Em Coimbra, assistirá à cerimônia de concessão do título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, em Lisboa, participará de uma visita bilateral. Lula, no entanto, não deverá viajar no avião presidencial para Portugal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)