(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

População prioriza educação e desenvolvimento econômico


postado em 16/02/2011 07:09

A população de Minas quer uma atuação mais incisiva da Assembleia Legislativa na formulação e concretização de políticas públicas do estado, principalmente nas áreas de educação e desenvolvimento econômico. Foram dirigidas a estas áreas a maior parte das sugestões apresentadas no site criado pelo Legislativo para uma consulta pública sobre o que o cidadão espera da Casa. Até ontem, 375 mensagens foram deixadas em 10 áreas.

Entre as sugestões, os mineiros pedem o fomento de instituições de ensino para capacitação e qualificação de mão de obra. Isso inclui direcionar às diversas regiões o ensino de atividades relacionadas aos gargalos locais. Outra ideia colhida é a de dar cursos gratuitos para os interessados em expandir empresas em Minas. Ainda das 33 propostas de desenvolvimento e inovação constam pedidos de parcerias com instituições de ensino técnico como o Senac e o Senai para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na área da educação há uma grande preocupação com a melhoria do ensino superior no estado. Também sobraram sugestões para incentivar o aperfeiçoamento dos profissionais da área. Os participantes do fórum falam na criação de certificados tanto para alunos como professores de escolas públicas, como forma de reconhecer os avanços no setor. Mais investimentos financeiros e o aumento da remuneração da categoria também estão entre as preocupações.

Até o imbróglio envolvendo a Feira de Artesanato da capital entrou na lista. Vários representantes de movimentos sociais pedem a ajuda do Legislativo estadual no sentido de salvar a atividade. Até mesmo um projeto para tombar a feira de domingo na Avenida Afonso Pena foi pedido. Os participantes falaram ainda de políticas de proteção aos idosos e de incentivo à cultura.

Para o secretário-geral da Mesa da Assembleia, José Geraldo Prado, as sugestões apresentadas mostram uma evolução política da população. ''O cidadão não está mais pedindo a coisa particular e sim pensando no problema coletivo, voltado para a ação do estado, e isso é positivo. Há alguns anos, talvez, viriam demandas como bolsa de estudo ou outros pedidos. É positiva essa mudança na qualidade, ainda que algumas propostas não sejam de competência do Legislativo estadual'', disse.

As propostas no site farão parte do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, que começou ontem na sede do Legislativo. Os assuntos considerados prioritários para o estado serão debatidos pelos parlamentares na presença de especialistas. Quem quiser participar da consulta pública pode acessar o link no site da Assembleia (www.almg.gov.br).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)