
Com a chegada do final do ano é comum fazer uma autoavaliação e traçar metas para cumprir nos 365 dias que virão. Nesta época, existe um ânimo e uma vontade maior de mudança, que podem ser canalizados para transformar aspectos da vida e criar novos hábitos. No entanto, além do desejo para cumprir aquilo que é proposto, é preciso foco e dedicação.
A psicóloga clínica Maria Inês Vieira, acredita que aproveitar o fôlego do novo ano é uma boa opção para quem deseja traçar metas. “O marco cronológico no calendário pode indicar abertura para novas experiências e assim as pessoas se propõe mudanças, o que traz reflexões e possivelmente novas atitudes”, afirma a profissional. Uma dica é que as pessoas aproximem os seus desejos da sua realidade.
A organização faz toda a diferença nesse processo e a tecnologia pode ser uma boa aliada, já que iniciativas como o Mude1Hábito existem para esse fim. A ferramenta é fruto do Movimento Nacional da Unimed, que promove uma onda de cuidado em todo o Brasil, incentivando as pessoas a viver da melhor forma possível, seja por meio da alimentação saudável, prática de exercícios, encontro do equilíbrio emocional ou pela busca de qualquer mudança que transforme o modo de ver o mundo.

Maria Inês defende que as metas não precisam ser algo grandioso, porque muitas vezes as pessoas estabelecem objetivos impossíveis. “É preciso fazer uma avaliação da condição individual e do processo para ser realista e não se autoenganar na hora de propor uma mudança. Do contrário, predomina o boicote e nada muda”, declara. Ela ainda indica que, ao traçar metas, o indivíduo deve respeitar seu tempo, princípios, valores e cultura.
Além do aplicativo, é possível acessar a plataforma pelo computador para conferir conteúdos focados em saúde e projetos especiais que a Unimed desenvolveu em parceria com o Waze e o Discovery Home&Health. Há também um calendário de ações que encoraja a mudança de pequenos hábitos, motivando a prática de atividade física, cultura e boa nutrição.
Embora a tecnologia traga muitas comodidades, Aylan César de Melo alerta que o Mude1Hábito não substitui o acompanhamento de profissionais qualificados. “A pessoa não podem deixar de procurar a orientação do profissional de saúde, pois para garantir hábitos saudáveis é preciso ter uma assistência eficaz. A ferramenta é apenas um facilitador”, pontua o médico.
Inspiração
Com o convite para que as pessoas se descubram ainda melhores, o Movimento Mude1Hábito ultrapassa o mundo virtual e inspira campanhas institucionais. Um bom exemplo é o projeto Qualidade de Vida, implantado na Unimed Inconfidentes em fevereiro deste ano. Ele conta com circuito funcional, ginástica laboral, massagem relaxante, biblioteca, grupos de corrida, ciclismo, saúde mental e alimentação saudável, com o objetivo de proporcionar bem-estar aos cooperados, colaboradores e seus familiares.
De acordo com Jane Eloísa do Carmo Lopes, coordenadora de Recursos Humanos da Unimed Inconfidentes e idealizadora do projeto, as mudanças na qualidade de vida dos participantes são notáveis. Com uma aderência média de 80% dos colaboradores, as atividades têm incentivado a adoção de rotinas mais saudáveis.
“A equipe está mais integrada e as mudanças de hábito estão sendo incorporadas à cultura de cada um. O interessante é que muitas das atividades incluem as famílias e isso também melhora o relacionamento em casa. Outra vitória é que muita gente que queria emagrecer já conseguiu perder peso e medida. É notável que nossos colaboradores estão mais felizes e dispostos”, celebra Jane Eloísa.
Uma das participantes mais ativas do projeto é a assistente de laudo da Unimed Inconfidentes, Poliane Coelho Pires, que está nos grupos de corrida e funcional. No início, ela não gostava de correr e não queria participar do grupo, mas depois da insistência de alguns colegas de trabalho acabou indo a uma aula. “Foi muito difícil, meu corpo não estava preparado, mas hoje eu gosto muito. Depois que me adaptei a sensação é de felicidade, superação e dever cumprido. Me sinto mais disposta”, relata Poliane.
Além disso, as atividades melhoraram a autoestima da assistente de laudo, que conseguiu emagrecer e hoje se sente mais capaz de traçar objetivos. Hoje, Poliane incentiva outras pessoas a correr e se tornou um exemplo no trabalho por ser muito engajada. Ela gosta de compartilhar sua experiência: “para quem acha que não vai conseguir eu conto que comecei correndo 400 metros e hoje alcanço cinco quilômetros. É muito gratificante ver a melhora do meu desempenho. A corrida é uma competição de você com você mesmo”.
Poliane revela, ainda, que seu novo objetivo é aumentar a quilometragem, e acredita que “quando traçamos metas é possível definir os passos a serem seguidos para alcançar o que se quer”. Assim, em março ela deseja correr 10 quilômetros, e para conseguir chegar lá continua frequente nos treinos e planeja começar a malhar para fortalecer o corpo.
Para quem não conseguiu cumprir o que se propôs neste ano, não se desespere. Maria Inês afirma que “a frustração faz parte do processo de construção e não significa uma derrota”. Além disso, sempre há tempo para recomeçar a mudar hábitos. A psicóloga defende que é preciso entender que as coisas são mutáveis e que imprevistos acontecem.
Uma boa resolução para 2020 é cuidar mais de si mesmo. E com o auxílio de ferramentas como o Mude1Hábito fica muito mais fácil cumprir a meta. Além de oferecer assistência em saúde de qualidade, “cuidar de pessoas é a vocação da Unimed, por isso incentivar a busca de hábitos mais saudáveis é uma prioridade”, conclui Aylan César de Melo.
Mude1Hábito
O Mude1Hábito é o Movimento Nacional da Unimed que promove uma onda de cuidado em todo o país. Para isso, mantém o site oficial e aplicativo que pode ser baixado em dispositivos móveis IOS e Android.
Para saber mais e fazer o download, acesse: https://mude1habito.com.br/
