(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Envelhecimento da população é um desafio para as empresas

Número de idosos nos próximos 15 anos deve superar o de jovens em Minas


Sistema Unimed Mineiro
Conteúdo patrocinado
Sistema Unimed Mineiro
postado em 28/11/2018 10:37


Por meio do programa Atenção à Saúde do Idoso, a Unimed Norte de Minas promove diversas ações e encontros entre pessoas com mais de 60 anos(foto: Unimed Norte de Minas / Divulgação)
Por meio do programa Atenção à Saúde do Idoso, a Unimed Norte de Minas promove diversas ações e encontros entre pessoas com mais de 60 anos (foto: Unimed Norte de Minas / Divulgação)
 
 
A melhoria na qualidade de vida e a conscientização das pessoas em relação a hábitos mais saudáveis têm contribuído para o aumento na expectativa de vida dos brasileiros. Estes números são comprovados pelo IBGE, que constatou que a quantidade de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017. 

A tendência é que o envelhecimento da população acelere de forma que, em 2031, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil.

Luciene Longo, analista do IBGE, destaca que, com o aumento da expectativa de vida e queda da fecundidade, a população idosa vai ultrapassar em breve a de jovens(foto: IBGE / Divulgação)
Luciene Longo, analista do IBGE, destaca que, com o aumento da expectativa de vida e queda da fecundidade, a população idosa vai ultrapassar em breve a de jovens (foto: IBGE / Divulgação)


Esta mudança de cenário é um desafio para toda a sociedade e no setor de saúde suplementar não é diferente. Por isso, a Unimed tem investido no cuidado para esse público. A Unimed Norte de Minas, por exemplo, tem iniciativas específicas para pacientes acima dos 60 anos de idade.

Entre eles, está o programa Atenção à Saúde do Idoso, que alia cuidados com a saúde física, emocional e psicológica para uma abordagem holística no cuidado com o paciente.

O programa, que tem base em Montes Claros, conta com três encontros semanais. Duas vezes por semana, os participantes frequentam aulas de pilates e, no terceiro encontro, os beneficiários se reúnem de forma mais descontraída, com profissionais multidisciplinares, o que aumentou a integração social das pessoas idosas.

IDOSO BEM CUIDADO 

Do outro lado do estado, em Poços de Caldas, a instituição oferece a seus beneficiários o Programa Idoso Bem Cuidado. A iniciativa consiste em ambulatórios geriátricos em que uma equipe multidisciplinar atende e classifica os pacientes de acordo com um índice de vulnerabilidade para que sejam indicados os tratamentos mais efetivos para cada caso.

A equipe da cooperativa médica oferece, semanalmente, Oficinas de Memória. Sob a orientação de uma terapeuta ocupacional, são realizadas atividades que estimulam diversas funções cerebrais por meio de exercícios cognitivos.

Os beneficiários também usufruem de atividades físicas orientadas.

Para os mais debilitados, em ambos os programas, é oferecido serviço de orientação no lar. Uma equipe multidisciplinar atende o paciente em casa, de acordo com indicação médica, e orienta familiares e cuidadores.
 
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)