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Estado de Minas

Espaço Viver Bem ajuda pacientes crônicos a manterem hábitos saudáveis

Promovido pela Unimed, o espaço concentra diversas especialidades em um só lugar


Sistema Unimed Mineiro
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Sistema Unimed Mineiro
postado em 28/08/2018 14:37 / atualizado em 28/08/2018 17:04

Casal Maria e Francisco mudaram seus hábitos e controlaram a hipertensão
Casal Maria e Francisco mudaram seus hábitos e controlaram a hipertensão

 

Uma vida mais saudável começa com bons hábitos alimentares e exercícios físicos. Essa foi a receita encontrada pelo casal Maria Teixeira da Rocha Cunha, 65 anos, e Francisco Manuel da Cunha, 74 anos, para controlar a hipertensão. “Desde que descobri a doença, diminuí a ingestão de alimentos gordurosos e pratico hidroginástica regularmente”, revela Maria. 


Esses hábitos foram adquiridos depois que os dois passaram a participar, há três anos, do Programa de Acompanhamento de Crônicos.

Promovido pela Unimed, ele ajuda os beneficiários a focarem na prevenção e no controle de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, insuficiências cardíaca e coronariana e dislipidemia (colesterol alto); sendo uma das várias iniciativas de promoção de saúde oferecidas hoje.

Para concentrar todas elas num só local, a Unimed criou o Espaço Viver Bem em algumas cidades mineiras, onde é possível contar com cuidados especializados de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, educador físico, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, sem custos adicionais.

 Além disso, no Espaço, são oferecidas palestras com temas relacionados à prevenção e outras atividades, como meditação e exercícios físicos. “Não adianta cuidar do corpo e esquecer da mente. Os dois são muito importantes para uma vida mais longa e feliz”, destaca Christiane Kelly de Moura Vieira, gerente de Promoção à Saúde da Unimed Barbacena.

Nesse sentido, abandonar o sedentarismo é fundamental, alerta o profissional de Educação Física, Willian Pimentel. “Ele é um fator de risco para a saúde, já que a condição natural do ser humano é estar em movimento”, diz.

Ele ainda defende que é possível manter-se ativo com simples mudanças na rotina. “Descer do ônibus no ponto anterior, utilizar as academias gratuitas disponíveis nas praças, andar de bicicleta e trocar o elevador pela escada são algumas formas de incorporar o movimento no dia a dia”, orienta. 

Outra iniciativa que contribui para a adoção de novos hábitos é a campanha Mude 1 Hábito, da Unimed. Ela estimula o compartilhamento de informações, por meio do site www.mude1habito.com.br, com foco em cinco pilares: começar uma atividade física, equilíbrio alimentar, parar de procrastinar, usar menos celular e internet e dormir melhor.  


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