
Ninguém quer isso.
Por isso, reunimos 5 dicas para evitar o retrabalho e melhorar o desempenho da sua equipe. Elas podem ser usadas tanto em empresas prestadoras de serviços (cuja entrega é para os clientes) quanto em áreas de empresas de grande porte (em que há clientes internos).
1. Briefings claros
Um bom briefing não é necessariamente o mais longo. Inclusive, quanto mais se escreve, mais o foco se perde. Seja claro e direto no briefing, pois quanto mais aberto estiver, maior a chance da entrega estar alinhada à percepção de quem executou a tarefa (e mais longe de quem a demandou). Não economize tempo para criar um briefing preciso – seja racional: o retrabalho é muito mais caro.
2. Monitoramento
Se você ainda não se sensibilizou com o tema “retrabalho”, é porque nunca parou para mensurar quanto tempo sua equipe gasta com ele. O retrabalho acontece por falta de competência da equipe, por falta de briefing adequado ou porque o cliente muda tudo a toda hora. Por isso, é imperativo entender quantas horas as pessoas investem em refazer o que, teoricamente, deveria estar finalizado.
Uma ferramenta de gestão do trabalho, como o Runrun.it, permite que você faça esse controle sem depender de muito esforço da equipe. As pessoas só precisam dar “play” na tarefa de retrabalho, e o sistema provê um timesheet automático. Será que o tempo de refação é maior que o de produção?
3. Prioridades compartilhadas
O que fazer primeiro? O que é mais importante? Imagine sua equipe trabalhando na refação de uma tarefa que não tem prioridade nenhuma para a empresa - o prejuízo é muito maior. Todos precisam saber o que fazer primeiro, o que tem mais importância. Usar metodologias ágeis, como o kanban, ou fazer uma gestão à vista, são formas de deixar tudo mais claro para todos – independentemente do número de integrantes da equipe.
4. Não confunda melhoria com refação
Às vezes a entrega não está 100%, e provavelmente o cliente vai pedir melhorias. Isso não é necessariamente refação, mas um aviso bem claro de que a qualidade foi aquém da esperada. Se isso aconteceu, é bom você ligar um alerta vermelho: precisa treinar ou conduzir melhor a equipe ou, em alguns casos, até substituí-la por profissionais mais seniores. É comum o desejo de economizar ao contratar pessoas. Mas é preciso entender a curva de aprendizado de cada profissional, e a expectativa que se tem ao trazê-lo para a equipe.
5. Comunicação alinhada
Sua equipe sabe por que está fazendo, para que está fazendo e como deve fazer? Ela entende o que a força de seu trabalho traz para a organização? Ela consegue enxergar os resultados do seu esforço e como isso contribui (ou não) para o sucesso da empresa? Tudo isso deve ser passado pela liderança para que os profissionais sejam orientados a entregar da forma esperada.
