Publicidade

Estado de Minas

Engate Homologado pelo Inmetro é item obrigatório na prevenção de acidentes nas estradas


Reboques União
Conteúdo patrocinado
Reboques União
postado em 11/07/2018 12:04 / atualizado em 18/07/2018 15:40

Engate Homologado pelo Inmetro é item obrigatório na prevenção de acidentes nas estradas(foto: Acervo Reboques União)
Engate Homologado pelo Inmetro é item obrigatório na prevenção de acidentes nas estradas (foto: Acervo Reboques União)

 

O engate é um acessório automotivo de alta versatilidade. Ele pode ser utilizado para tracionar carretinhas multiuso, transportar bicicletas, entre outros. Por se tratar de um dispositivo que envolve todo tipo de cargas e inúmeros veículos em situações adversas, é necessário seguir à risca regras de instalação e segurança.


A legislação determina que, para fabricar engates, a indústria deve ser registrada no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e possuir certificação para todos os modelos de engates que comercializa.

Apenas empresas que tenham aprovação desse órgão terão direito de fabricar os engates de reboques. Engates homologados são aqueles ensaiados em laboratório, garantindo a qualidade e segurança do produto.

A informação referente a homologação dos engates é de acesso à todos, sendo assim, o próprio consumidor é capaz de verificar se o modelo de engate instalado em seu veículo possui homologação pelo site do Inmetro. 

 Os motoristas muitas das vezes não dedicam atenção necessária para encontrar um fornecedor, e acabam por utilizar engates sem homologação no Inmetro, que são comercializados com qualidade inferior e sem garantia.

Se você pretende instalar um engate no seu veículo, fique atento a algumas dicas a seguir: 

A lei e os engates de reboque

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regularizou o uso desses dispositivos por meio das seguintes resoluções: Resolução 197, de 31 de julho de 2006; Resolução 234, de 11 de maio de 2007 (que aprimorou a resolução anterior).

Os itens essenciais do engate de reboque 

Existem alguns itens que são fundamentais para um engate de reboque. O primeiro item é a superfície com forma arredondada e sem pontas cortantes.

 

Engate (foto: Acervo Reboques União)
Engate (foto: Acervo Reboques União)

 

 O engate deve apresentar ainda um suporte para corrente de segurança fazendo a união da carretinha. O item seguinte é a tomada, cuja função é fazer a ligação elétrica da conexão do carro e a carretinha. Essa tomada deverá estar com ligação elétrica obrigatória.

As empresas fabricantes  

Apenas os fabricantes de engates com registro no Inmetro terão o direito de comercializar o produto.

Além disso, o fabricante deve possuir homologação de cada modelo de engate para cada veículo.

Os engates homologados pelo Inmetro

Assim, os engates homologados pelo Inmetro devem apresentar uma plaqueta inviolável identificando o fabricante, com os dados do registro da empresa no Inmetro (incluindo seu CNPJ) e ainda deve indicar o modelo do veículo a que se destina, código do produto e a capacidade máxima de tração.

O engate homologado também precisa fazer referência, nessa plaqueta, à Resolução 197/06.  

As penalidades cabíveis 

Todos os veículos que não estiverem com os engates homologados estarão cometendo infração grave.

Se forem flagrados, poderão pagar multas, perder pontos na Carteira de Habilitação e ainda ficar com o carro apreendido até que tudo seja regularizado.

 

 

Reboques União

Há mais de 20 anos no mercado, Reboques União é a única fabricante em Minas Gerais que possui 100% dos engates homologados pelo Inmetro. Fabrica engates para mais de 400 modelos de veículos.

 

Serviço:
Endereço: Rua General Mourão Filho - Chácaras Reunidas São Vicente, São José da Lapa- MG, 33350-000


Site: http://reboquesuniao.com.br/ 

Telefone: (31) 3623-4050

 


Publicidade