(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ESTRATÉGIA DE VÍDEOS

Por que investir em uma estratégia de vídeos?

Com a expansão da internet, muitas pessoas estão encontrando no ambiente digital uma excelente oportunidade para obter mais sucesso. O investimento em conteúdos em vídeos, por exemplo, possibilita que as empresas se destaquem nesse contexto.


Putz Filmes
Conteúdo patrocinado
Putz Filmes
postado em 22/06/2017 13:22 / atualizado em 30/06/2017 10:25

(foto: Putz Filmes)
(foto: Putz Filmes)
Conteúdos audiovisuais estão sendo amplamente utilizados pelas empresas, seja para nutrir leads, comunicar no pós venda, relacionar com os clientes, fechar negócios ou como conteúdo. Cresce o número de profissionais de marketing que adotam vídeos para atrair, converter e fidelizar o seu público. Não trabalhar uma estratégia de vídeos é perder a oportunidade de fortalecer a sua marca, de vender mais e, consequentemente, de gerar receita.

De acordo com a eMarketer, 86% dos usuários de internet brasileiros já assistem vídeos online. Inclusive, aqui os números são maiores do que em toda a América Latina, tanto no tempo médio quanto na penetração geral entre a população digital. Não é preciso fazer essa conta pra perceber a popularidade e importância do uso deste tipo de mídia no nosso país, não é mesmo?!

Além disso, estima-se que até o ano 2020, o consumo de vídeos na web vai ultrapassar a TV. Já pensou? A previsão é do diretor nacional do Youtube Brasil, Alvaro Paes de Barros, conforme noticiado pelo portal UOL. Dados da empresa mostram que cada internauta permanece, em média, uma hora e 15 minutos por dia vendo audiovisual na internet, em todo o mundo. A estatística vem crescendo 25% ao ano, de acordo com Paes de Barros.

Só o que foi citado já poderia te convencer a investir em uma estratégia de vídeos. Mas, se você ainda quer outros motivos, ou até precisa argumentar com alguém sobre tamanha eficácia, continue lendo o artigo! Nele, vamos apresentar as principais razões para utilizar os vídeos nas suas ações de marketing.

1.    Visibilidade do produto/serviço


Você já contabilizou quantos vídeos assistiu em um dia enquanto navegava na internet? Nós somos impactados a todo momento por algum conteúdo audiovisual. É só descer a timeline do Facebook, por exemplo, mídia social mais popular do mundo, para se deparar com um! Vídeos motivacionais, engraçados, curiosos, tutoriais, receitas… Não importa! Eles atraem e fazem com que as pessoas sintam vontade de divulgá-los.

Produzindo um material relevante para o seu público-alvo, você aumenta as chances de curtidas, comentários e compartilhamentos, fazendo com que o seu produto ou serviço seja mais visualizado. Assim, além de alcançar as pessoas ideais, a sua empresa se torna conhecida para outros usuários, que podem se interessar pelo o que você vende.

2.    Credibilidade da marca


Ter produtos/serviços de qualidade não basta. A empresa precisa transmitir confiança para os seus clientes antes mesmo de realizar qualquer venda. Diante de tantas opções disponíveis para o consumidor, a credibilidade é um fator principal na hora de escolher onde comprar.

A comunicação visual está diretamente relacionada a este aspecto. Se você recebe um panfleto de um restaurante ou lanchonete com imagens mal produzidas, sente vontade de provar a comida de lá? Certamente não.

Os vídeos demonstram o interesse da empresa com o seu público, não apenas com as vendas e o faturamento, além de mostrar que ela se importa com a forma que é vista. Isso gera credibilidade!

3.    Aumentar o entendimento sobre o produto/serviço


Você quer comprar uma peça para o seu vestuário, mas tem dúvidas em relação ao caimento no corpo. O que te ajuda a visualizar melhor? Uma foto ou um vídeo? Com certeza a segunda opção. Por isso, as marcas têm apostado no conteúdo audiovisual como alternativa para maior entendimento de produtos ou serviços por parte do consumidor.

Segundo dados da Video Brewery, uma boa estratégia de vídeos pode aumentar a compreensão do público sobre o que você tem a oferecer em 74%. Ou seja, ao dar a oportunidade para que os interessados vejam, na prática, os detalhes e funcionamento do que é vendido, você os ajuda a decidir em maior número, e mais depressa, sobre se a compra deve ser feita ou não.

4.    Aumentar o engajamento nas mídias sociais


As mídias sociais mudaram a forma com que as pessoas se relacionam em todo o mundo. Consumidores deixaram de ser meros receptores de informação para também formarem opiniões, utilizando-se de plataformas como blogs, Twitter,  Youtube, ou interagindo em páginas de empresas, artistas e políticos, por exemplo. Com isso, as marcas passaram a se preocupar cada vez mais com a presença online. Hoje, cativar um público nas redes é essencial.

Som, imagem e texto. Três formas de atração em uma mídia única. Justamente por isso, uma estratégia de vídeos tem o maior potencial de engajamento da audiência se comparada à outras ações dentro do marketing digital. Todos os sentidos ficam aguçados ao mesmo tempo e a mensagem é transmitida com maior eficácia, contribuindo para o alcance de seus objetivos.

O próprio Facebook sugere a utilização de vídeos para ajudar na divulgação de fan pages. De acordo com a empresa, eles “ajudam a envolver as pessoas no feed de notícias e na página”.


5.    SEO


Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para mecanismos de buscas é o conjunto de ações visando potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos nos motores de busca, como o Google. Atualmente, trabalhar o SEO é uma das melhores formas de conseguir audiência. Como nem todo mundo investe em uma estratégia de vídeos, isso pode ser diferencial e trazer algumas vantagens.

Ter vídeos em uma página web aumenta as chances de que ela apareça nos primeiros resultados dos mecanismos de busca, já que esse tipo de conteúdo é considerado muito relevante para os usuários. Além disso, como demora-se mais para assistir a um vídeo do que ler um texto, as pessoas permanecem por mais tempo no site. Esse tempo a mais é um ótimo indicador para a melhora do ranqueamento.

Contudo, é bom lembrar que, assim como nos conteúdos escritos e nas imagens, os vídeos devem ser bem produzidos e precisam chamar a atenção do público.

6.    Funcionamento em diversas plataformas e dispositivos


O número de usuários de smartphones cresce a cada dia -  de acordo com um levantamento do site Viver de Blog, dos 4 bilhões de celulares em uso no mundo, 1.08 bilhões são smartphones -, assim como a quantidade de pessoas que utilizam os dispositivos móveis como o meio principal para acessar a internet.

Pensar em vídeo online é interessante porque esse formato sofre pouca ou nenhuma alteração independentemente da plataforma usada para assisti-lo. Essa é uma boa maneira de trabalhar conteúdo sem se preocupar com adaptações para as diferentes formas de visualização.

Ao unir vídeo e mobile, é possível trabalhar duas tendências que estão diretamente ligadas ao comportamento do consumidor atual.

Já está convencido de que a sua empresa deve trabalhar uma estratégia de vídeos? Confira mais conteúdos no nosso blog.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)