(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Segurança eletrônica para empresas: benefícios e principais equipamentos

Cuidados e investimentos em ferramentas de última geração ajudam a preservar o patrimônio e garantir a segurança dos colaboradores


Ortep
Conteúdo patrocinado
Ortep
postado em 16/12/2019 11:00 / atualizado em 07/01/2020 13:49

(foto: Divulgação/Deposit)
(foto: Divulgação/Deposit)
A segurança eletrônica é uma das principais soluções procuradas por empresários na hora de proteger seus estabelecimentos comerciais. Isso porque é uma das melhores formas de garantir que os colaboradores sintam-se seguros e que o patrimônio da organização esteja resguardado.
 
Atualmente, a segurança é um dos principais cuidados que devem fazer parte da rotina de gestores e empresários. Por isso, contar com equipamentos de segurança eletrônica se transformou em uma necessidade, influenciando, assim, no dia a dia e em todos os processos de um negócio.
 

Principais benefícios de contar com segurança eletrônica em empresas

 
A segurança eletrônica é responsável por fornecer recursos para facilitar e melhorar a proteção de todos envolvidos em uma empresa. Assim, podemos encontrar três principais benefícios da utilização dessa tecnologia:
 

Vigilância em tempo integral

 
Um dos principais equipamentos da segurança eletrônica é a câmera de monitoramento. Hoje em dia, a maioria dos estabelecimentos já conta com essa tecnologia e conseguem acompanhar tudo em tempo real.
 
Além de permitir o acompanhamento ao vivo, as câmeras de segurança também são importantes para inibir a ação de pessoas com intenções questionáveis. No mundo corporativo, principalmente no varejo, é fundamental contar com ações para evitar perdas, furtos e roubos. Isso faz com que as câmeras se tornem uma necessidade real.
 

Controle de quem entra e sai da empresa

 
Além da vantagem do monitoramento por meio de imagens, equipamentos de segurança eletrônica conseguem agir para controlar quem entra e sai de ambientes comerciais. Nesse caso, é possível agir tanto para identificação das pessoas que circulam nas dependências da empresa, quanto para o alerta de movimento.
 
Com base nesse benefício, é possível criar uma estrutura de segurança ainda maior. Já existem dispositivos integrados que conseguem enviar alertas sobre invasões e movimentação suspeita para autoridades de segurança pública ou para determinada empresa privada.
 

Economia

 
Muitas pessoas acham que para investir em segurança eletrônica é necessário destinar boa parte do faturamento da empresa para isso. Entretanto, esse conceito não é correto e quando se olha para o longo prazo, a lógica é exatamente oposta.
 
Apesar de ser necessário um investimento com estrutura e equipamentos no começo, ao longo do tempo os custos com a segurança eletrônica são reduzidos. Portanto, se o empresário colocar na ponta do lápis, verá que é mais barato a manutenção periódica dos equipamentos do que ficar sem proteção ou mesmo contar com métodos ultrapassados para isso.
 

Principais equipamentos para segurança eletrônica

 

Câmera de vigilância

 
Como foi falado, as câmeras de segurança são responsáveis por garantir que todos ambientes da empresa sejam monitorados. Atualmente, o que há de mais moderno é a utilização de um circuito fechado de televisão (CFTV).
 
CFTV é o sistema de vigilância interno de uma empresa. Ele é constituído por câmeras distribuídas estrategicamente e integradas a um dispositivo de operações centralizado. Esse, é responsável por monitorar a transmissão e gravar as imagens capturadas.
 

Equipamentos de controle de acesso

 
controle de acesso a ambientes é realizado por meio de equipamentos que conseguem travar a entrada de pessoas não autorizadas e permitir a proteção de locais específicos em uma empresa.
 
Atualmente, é possível encontrar equipamentos que têm como base a captura das características faciais, equipamentos que utilizam senhas e ainda opções que usam a leitura da digital de cada pessoa.
 
Todas opções são eficientes em suas propostas e devem ser utilizadas de acordo com a demanda de cada empresa. Além disso, uma das vantagens da segurança eletrônica é a possibilidade de integrar esses equipamentos com catracas e com câmeras de monitoramento.
 

Cerca elétrica

 
cerca elétrica é um dos equipamentos mais conhecidos de segurança eletrônica. Já bastante conhecido da população, é uma importante ferramenta para proteger ambientes e inibir a ação de quem deseja invadir o espaço físico da empresa.
 
Esse equipamento é recomendado, principalmente, para empresas que possuem grande espaços externos e locais. Por isso, são entendidos como desprotegidos e visados por invasores. Além de contar com a funcionalidade de dar pequenos choques em quem encosta nos fios, a cerca elétrica também emite um alarme que avisa sobre a tentativa de invasão.
 
Por fim, é necessário lembrar que uma boa solução de segurança eletrônica é baseada na integração desses e outros equipamentos. Portanto, é importante que o empresário consulte especialistas para a construção de uma estratégia realmente segura e eficiente para a empresa
 
Além da segurança patrimonial, uma outra esfera que é afetada por novas tecnologias é a segurança de processos. A marcação da jornada de trabalho, por exemplo, é mais precisa e segura com a utilização de um relógio de ponto.
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)