(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Investimento

5 dicas para deixar de trabalhar e viver de renda

Independência financeira é um tema que atrai muitos brasileiros, mas quanto investir para parar de trabalhar?


Banco Bmg
Conteúdo patrocinado
Banco Bmg
postado em 14/10/2020 10:00 / atualizado em 14/10/2020 10:01

(foto: Divulgação/Bmg)
(foto: Divulgação/Bmg)

 
Quem nunca sonhou em parar de trabalhar e continuar com o mesmo padrão de vida? Nada de chefe ou horários regrados, apenas independência; que tal? Muitas pessoas já pensaram sobre isso, mas nem todo mundo se prepara para conseguir sua independência financeira. 

De maneira simplificada, é possível entender a famosa independência financeira como a capacidade de sobreviver sem a necessidade de ter um emprego fixo, com salário. Muito mais do que ganhar na loteria ou receber uma herança, a independência financeira exige foco, propósito e planejamento. 

Investir é um hábito que tem atraído muitas pessoas no país. O fácil acesso à informações de finanças simplificadas, especialmente pela internet, tem despertado o desejo de mudar de vida e lidar melhor com o dinheiro. Mas quanto é preciso investir para viver de renda e ter, de fato, independência financeira?

Planejamento-first


Antes de tudo é preciso ter um planejamento financeiro bem definido. Quanto é seu salário líquido por mês? Como você organiza esse dinheiro para o pagamento de contas? Você costuma investir parte do seu dinheiro? Se investe, o faz com qual meta? Com quanto de dinheiro você gostaria de viver mensalmente?

Identifique os gargalos


Quais são as dificuldades que você encontra na administração do seu orçamento? Entender quais são os maiores gastos e como é possível reduzi-los é identificar gargalos e cortar desperdícios, como as parcelas do cartão de crédito, por exemplo. Livrando-se de tais despesas, fica mais claro saber com quanto de dinheiro é possível viver após parar de trabalhar.

Tenha uma meta definida


Você quer mesmo ter independência financeira? Então saiba que você precisa começar agora e isso significa reduzir gastos e poupar compulsivamente. Ao usar um simulador de independência financeira, amplamente disponível na internet, é possível inserir em quanto tempo pretende parar de trabalhar e o quanto você gostaria de receber todos os meses, mesmo sem trabalhar. Com mais algumas informações, uma estimativa de tempo e quantidade de valor é definida para alcançar esse propósito.

Leve a independência a sério


Esse é um ponto muito importante, especialmente, porque nem todos os amigos e familiares irão compreender seu objetivo. Afinal, a visão do trabalho árduo, duro e prolongado é visto como um fator de aceitação diante da sociedade. Portanto, leve o objetivo com seriedade e não desista. Tenha em mente que, com o passar dos anos, mais próximo do seu propósito você estará. 

Faça bons investimentos


Os juros compostos sobre investimentos, ou seja, o quanto seu dinheiro rende enquanto investido, são verdadeiros facilitadores para que você conquiste a desejada independência financeira. Portanto, busque informações, analise o mercado, entre em contato com especialistas, e use todos esses dados a seu favor. Sua independência financeira depende, exclusivamente, do seu propósito e disciplina; e a hora de começar é agora. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)