Publicidade

Estado de Minas

Assistência em planos funerários é peça-chave na estabilidade financeira familiar


Grupo Zelo
Conteúdo patrocinado
Grupo Zelo
postado em 13/06/2018 14:26 / atualizado em 15/06/2018 15:38

família brasileira precisa conversar mais para tomar as melhores decisões(foto: acervo )
família brasileira precisa conversar mais para tomar as melhores decisões (foto: acervo )
 

 No Brasil, segundo a ABRASIF - Associação Brasileira das Empresas do Setor e Informações Funerárias, cerca de 80% das decisões burocráticas referentes ao sepultamento, são tomadas após o óbito por algum membro da família de quem faleceu.

 

Este indicativo deixa margem para que muitas pontas fiquem soltas no desenvolver deste processo, visto que a maioria das pessoas que contratam o serviço se encontram em estado emocional frágil e abalado, o que dá margem para que as negociações muitas vezes não sejam adequadas ao orçamento familiar.

Em uma pesquisa recente sobre o mercado funerário realizada pela Convibra, constatou-se que clientes que efetuaram a contratação de planos funerários antecipadamente, tendem a amenizar o “choque” emocional provocado pela dor da perda.

No entanto, ainda há um grande tabu que envolve a questão, o que torna difícil se informar e conversar com a família a respeito. Para viver bem, o planejamento é indispensável — inclusive, sobre o que acontecerá ao partir.

Ao tomar todas as decisões de forma antecipada, é mais fácil proteger as pessoas e as finanças. Assim, os momentos frágeis serão vencidos com maior facilidade e dá para aproveitar com tranquilidade e segurança a melhor idade.

A seguir, descubra porque a assistência em planos funerários tem tudo a ver com planejamento financeiro familiar.


Como funciona a assistência em planos funerários?

Para garantir o descanso de quem parte e o sossego da família, as funerárias oferecem planos variados para atender a diferentes necessidades.

Em geral, uma assistência do tipo é composta por diversos serviços que ajudam a garantir a resolução dos principais problemas após a partida. O elemento mais importante dos planos funerários é a escolha quanto ao sepultamento ou cremação. Na primeira alternativa, há decisões quanto ao cemitério, urna, lápide e outras questões.

Em muitos casos, há a exigência de traslado da pessoa querida — e esse serviço também é oferecido. Há, ainda, outras alternativas, como a realização de velório e necessidade de tanatopraxia para a conservação adequada do organismo.

Em geral, uma assistência em planos funerários garante a seleção dos serviços desejados, que são pagos de maneira antecipada.
Ou seja, ainda em vida é possível fazer um planejamento junto de quem você quer bem e estabelecer valores, condições de pagamentos e serviços oferecidos.

Por que essa é uma boa escolha?

Pode parecer estranho para muita gente decidir sobre assistência em planos funerários. Contudo, é uma medida que permite que viva com tranquilidade e com a certeza de que quem você quer bem será amparado em um momento tão difícil. Para entender melhor os benefícios, veja quais são os destaques em relação a essa decisão:

Aumenta a estabilidade financeira familiar


A partida de alguém querido é sempre dolorosa e inesperada. Assim que uma pessoa se vai, os entes queridos têm que começar uma grande corrida burocrática. É preciso solucionar pendências quanto à documentação e, no meio disso, tudo, resolver questões da assistência funerária. Muitas vezes, quem você quer bem descobre todos os trâmites pela primeira vez em um momento de tanta fragilidade.

 

Como resultado, surgem diversos gastos que não estavam no planejamento familiar. Assim, quem você ama se vê diante de uma situação financeira complicada, já que há um rombo no orçamento. Ao fazer o planejamento, tudo é pago com condições especiais e diluídas. Quando a hora chegar, a família terá maior estabilidade financeira.

Evita os abusos em períodos de fragilidade

Perder alguém sempre é difícil e gera um impacto emocional muito grande. Quando você se for, a sua família terá que lidar com a dor do luto. Se, nesse momento, tiverem que tomar decisões complexas, podem ocorrer abusos diante da fragilidade. Sem o conhecimento necessário e longe de uma orientação adequada, quem você ama pode sofrer exploração financeira.

Se tudo estiver definido e pago, por outro lado, a família ficará tranquila, já que todos os trâmites serão realizados rapidamente.

Diminui o impacto emocional

Viver o luto de forma completa é uma das condições mais importantes para superar um momento tão difícil. Diante da necessidade de resolver burocracias e fazer extensos pagamentos, contudo, quem você ama pode ter dificuldades para encarar o período. Se quiser viver bem, nada melhor do que ter a garantia de que a família não precisará sofrer tanto com a sua partida, certo? Com a assistência em planos funerários, é possível oferecer isso e tornar o período menos difícil de ser encarado.

Garante o seu poder de decisão

Durante toda a vida, foi você quem fez as escolhas mais importantes sobre a própria realidade, certo? Ter autonomia é essencial para optar por aquilo que é condizente com o que você deseja e espera. Por que, então, deixar as decisões quanto à sua partida na mão da família?

Ao contratar uma assistência, é possível se informar sobre todos os serviços e optar por aqueles que são condizentes com as suas vontades. Dá para ter a garantia de que os seus interesses serão realizados, sem impor aos entes queridos a exigência de concretizar escolhas que, na verdade, são apenas suas.

Garante maior tranquilidade para a vida

Planejar o que ocorrerá após você partir não significa fazer pouco da vida — muito pelo contrário. Ao definir com antecipação o que acontecerá no futuro, você ganha controle sobre situações imprevistas e, então, pode viver bem ao lado quem o quer bem.

Com a garantia que os serviços certos serão prestados quando chegar a hora, fica muito mais fácil curtir os dias, com a certeza de que a família não ficará desamparada.

A decisão, portanto, diminui a carga de estresse do cotidiano e é determinante para que viva cada dia com tudo o que ele pode oferecer! Inclusive, tanta qualidade de vida o ajudará a ter uma saúde reforçada e a viver mais e melhor!

Como contratar a assistência ideal?

Para que esses benefícios se concretizem, é fundamental ter total segurança na hora do planejamento e da escolha. É somente ao contratar a melhor assistência que terá a certeza que tudo sairá conforme o previsto. Antes de decidir, portanto, pesquise as diversas opções do mercado. Opte por uma alternativa robusta, capaz de oferecer todos os serviços de que precisa.

Com a concentração de atuação, tudo será mais fácil. Em seguida, fique com o plano que faz sentido para a sua realidade e para os seus desejos.  Contratar uma assistência em planos funerários traz estabilidade financeira e emocional para a família.

Com a garantia de que todos os entes queridos estarão protegidos, a sua vida será muito mais feliz!

Conheça mais sobre o Grupo Zelo

 

 


Publicidade